Zeca Dirceu diz que Tarcísio cedeu à pressão de Bolsonaro ao atacar Moraes
Em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, deputado do PT chama declaração do governador de “absurda” e afirma que proposta de anistia é inconstitucional
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) classificou como “condenável” e “absurda” a declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que chamou o ministro do STF Alexandre de Moraes de tirano e defendeu a votação de uma proposta de anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, Dirceu disse que a medida é “inócua”, por já ser considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, e acusou o governador de se curvar à pressão da família Bolsonaro.
“Foi talvez a fala mais horrorosa da história de um governador de São Paulo. Ele está propondo algo absurdo, comparando equivocadamente a anistia de 1979 com a de agora. Naquele momento, o perdão foi para jovens, estudantes e lideranças políticas que lutaram contra a ditadura. Agora querem anistiar quem trabalhou pela volta da ditadura militar. É o oposto”, afirmou.
Para o deputado, a postura de Tarcísio não reflete convicção, mas cálculo político. “Ele nunca falou isso antes porque não acreditava. Agora fala porque foi ameaçado pelo Eduardo Bolsonaro, pela família Bolsonaro e até por Silas Malafaia. Isso é vergonhoso para São Paulo”, disse.
Dirceu avaliou que a movimentação tem como pano de fundo o cenário eleitoral. Segundo ele, Tarcísio teme enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. “Na cara dele dá para ver que está com medo. Lula será favorito no ano que vem, e com essas atitudes Tarcísio pode acabar perdendo até o governo paulista. Quem quer tudo acaba ficando sem nada”, declarou.
O parlamentar também minimizou a chance de a proposta avançar no Congresso. “É muito difícil que seja pautada na Câmara. O presidente do Senado já disse que não colocará em votação, e, mesmo se passasse, Lula vetaria. O STF já afirmou que anistiar crimes contra o Estado democrático de direito é inconstitucional. Essa proposta não tem validade”, afirmou.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







