Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Investigação da PF se aproxima de Bolsonaro e será concluída nesta semana

Acompanhe o Giro VEJA

Por Marcela Rahal Atualizado em 20 nov 2024, 17h15 - Publicado em 20 nov 2024, 15h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Polícia Federal deve concluir nesta quinta a investigação sobre o plano de golpe de Estado. Segundo a coluna Radar, de VEJA, o relatório, com todas as provas reunidas no curso das apurações, será entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid serão indiciados, segundo uma fonte do caso.

    A conclusão das apurações acontece logo após a operação da Polícia Federal desta terça-feira, que prendeu quatro militares do Exército e um policial da PF sob a acusação de planejarem um golpe de Estado que previa os assassinatos do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, em 2022.

    No relatório da Polícia Federal, há também uma transcrição de um áudio do general da reserva Mário Fernandes, um dos cinco presos na Operação Contragolpe, de uma conversa com o ex-ajudante de ordens em que o então presidente Bolsonaro teria dado aval a uma “ação” do militar até 31 de dezembro de 2022. O general foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República e foi responsável, segundo a PF, pela elaboração do arquivo de Word intitulado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o plano de golpe.

    Após reunião com Lula, o presidente da China, Xi Jinping, exaltou a relação com o Brasil, em declaração à imprensa no Palácio da Alvorada, e disse que tem profunda amizade com o país. Os dois líderes assinaram um total de 37 acordos, que preveem uma série de medidas em diferentes áreas, desde abertura de mercado para produtos agrícolas e transição energética até cooperação tecnológica e educacional. Lula ressaltou ainda que Brasil e China têm um entendimento comum e priorizam a paz e a diplomacia em um mundo assolado por conflitos armados. Acompanhe o Giro VEJA.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.