Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Caiado critica PL; Lira lança candidato à Câmara e trava pauta da anistia

Acompanhe o Giro VEJA

Por Marcela Rahal Atualizado em 29 out 2024, 17h07 - Publicado em 29 out 2024, 14h59

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou, nesta terça-feira, 29, apoio oficial ao deputado Hugo Motta, líder do Republicanos, como seu candidato na disputa pela presidência da Casa, em 2025. Lira afirmou que Motta é o nome com mais condições políticas de construir convergências no Parlamento.

Após o anúncio, o parlamentar disse que tem a confiança de que terá o apoio tanto do PT quanto do PL. Os partidos têm as duas maiores bancadas da Casa, com 68 e 92 parlamentares, respectivamente. Elmar Nascimento, do União Brasil, e Antonio Brito, do PSD, se articulam para lançar uma candidatura que faça oposição ao nome de Lira.

Ao mesmo tempo, o presidente da Câmara anunciou uma comissão especial para analisar o PL da Anistia para os condenados do 8 de Janeiro. O projeto seria votado hoje na Comissão de Constituição e Justiça e seguiria direto para o plenário, mas agora volta à estaca zero. A pauta gera polêmica entre governo e oposição, e isso poderia gerar ainda mais desgaste para o candidato de Lira.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, diz não ter entendido o motivo de o PL ter lançado candidato em Goiânia para enfrentar o prefeito eleito Sandro Mabel, apoiado por ele. Em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, Caiado disse que foi um gesto deselegante por parte do ex-presidente ir à capital goiana fazer campanha para Fred Rodrigues.

O governador afirmou ainda que o PL achou que o número elegeria todo mundo e que o partido não se preocupa com o currículo do candidato, com as qualificações mínimas para poder governar uma cidade, uma capital. O então aliado de Bolsonaro, que será candidato pelo União Brasil à Presidência em 2026, ressaltou ainda que o Brasil cansou desse tipo de política. Acompanhe o Giro VEJA.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.