Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Um problema para Kalil: um em cada três eleitores de Lula prefere Zema

Pesquisa Genial/Quaest foi divulgada nesta sexta-feira

Por Da Redação 9 set 2022, 11h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador Romeu Zema (MG) continua liderando com folga a eleição para o governo de Minas Gerais, com 47% das intenções de voto contra 28% do seu principal rival, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), segundo pesquisa Genial/Quaest feita entre os dias 3 e 6 de setembro e divulgada nesta sexta-feira, 9.

    Kalil subiu quatro pontos desde o início do horário eleitoral (de 24% para 28%), enquanto Zema oscilou apenas um ponto para cima (de 46% para 47%), mas a pesquisa traz várias más notícias para Kalil, que é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Uma delas é que o governador vai muito bem entre os eleitores do petista – nada menos que 34% daqueles que estão com Lula preferem Zema a Kalil (que tem 43%). Esse problema é derivado de um outro: apenas 39% dos eleitores reconhecem Kalil como o candidato do ex-presidente.

    Já Zema, embora não seja apoiado por Jair Bolsonaro (PL), tem o voto de dois em cada três eleitores do presidente (66%) – o candidato ao governo apoiado pelo presidente é o senador Carlos Viana (PL), que tem 2%.

    Outra dificuldade para Kalil detectada na pesquisa é que a avaliação positiva do governo Zema melhorou ainda mais no último mês, passando de 48% para 52%. Apenas 10% dos eleitores mineiros rejeitam a atual gestão estadual.

    Continua após a publicidade

    Mais: no principal reduto eleitoral de Kalil, Belo Horizonte, a vantagem dele para Zema caiu de dezenove pontos (49% a 30% em agosto) para nove (45% a 36%). Na região metropolitana, onde Kalil também tem influência, ele foi ultrapassado por Zema – o placar, que era de 35% a 34% para o ex-prefeito em agosto, agora é de 41% a 37% para o governador).

    A pesquisa Genial/Quaest ouviu de forma presencial 2.000 eleitores no estado de Minas Gerais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG 09041/2022.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.