Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Tabata critica ‘frente ampla’ em defesa a Boulos: ‘Esse é o voto inútil’

Manifesto reúne juristas, artistas e intelectuais e se propõe a defender São Paulo de uma suposta 'ameaça antidemocrática'

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 out 2024, 02h44 - Publicado em 4 out 2024, 02h37

A candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), criticou o movimento de “frente ampla” lançado em defesa do chamado voto útil em Guilherme Boulos (PSOL) no primeiro turno das eleições.

Divulgado na segunda-feira, 30, o “manifesto” reúne juristas, artistas e intelectuais e afirma que a cidade está diante de uma “ameaça à democracia” e prega que, para freá-la, é necessário alçar Boulos ao segundo turno. “Hoje, Guilherme Boulos é o candidato com as melhores condições de evitar um segundo turno entre Nunes e Marçal”, diz a carta.

Após debate realizado pela TV Globo na noite desta quinta-feira, 3, Tabata classificou o documento como um “desrespeito”, fez menção à rejeição dos adversários e disse que o movimento é a sintetização do “voto inútil”.

“O que me deixou de boca aberta foi aquele manifesto que fizeram, que é um desrespeito para com os meus eleitores. É você virar e dizer: ‘Olha, a campanha do Boulos tá fraca, tá desanimada, um dinheirão danado e não saiu do lugar. Então vocês, eleitores da Tabata, agora são obrigados a abrir mão da convicção de vocês'”, declarou.

“E tem um bônus: é o risco de colocar alguém no segundo turno para perder. A nossa resposta imediata foi: esse é o voto inútil (…) Voto útil é voto estratégico. O que que o Boulos quer? O que a campanha dele quer? Perder com mais honra no segundo turno? Um grande desrespeito, e é sempre isso”, disse a jornalistas.

Continua após a publicidade

Manifesto

Assinado por apoiadores estrelados, entre eles Celso Bandeira de Mello, Frei Betto e Ivo Herzog, o manifesto da “frente ampla” a favor de Boulos faz menção à disputa presidencial de 2022 e alerta para o combate à ainda latente força do bolsonarismo no país.

“A situação de São Paulo é preocupante, porque estamos diante do risco da passagem ao segundo turno de dois candidatos do campo bolsonaristas: Pablo Marçal e Ricardo Nunes. Um resultado como este representaria a consagração, pelo voto popular, da violência política, do negacionismo científico, do descaso com os mais pobres”, diz trecho da carta.

Continua após a publicidade

“A frente ampla que impediu Bolsonaro de permanecer no poder precisa se levantar novamente para evitar que este segundo turno de consagração do bolsonarismo aconteça”, prossegue o documento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.