Santa Catarina: o racha do PL no reduto eleitoral de Jair Renan
Partido de Bolsonaro tem dois pré-candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú: o deputado estadual Carlos Humberto e o empresário Peeter Lee Grando
Um dos maiores redutos bolsonaristas de Santa Catarina, Balneário Camboriú caminha para ser palco de uma disputa para lá de acirrada entre aliados do ex-presidente. A cidade, que deu 74,6% dos votos para Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2022, será o palco da estreia eleitoral de Jair Renan, o filho Zero Quatro do ex-presidente, que tentará uma vaga de vereador na Câmara Municipal.
Enquanto recebe com festa o candidato de sobrenome famoso, no entanto, o PL enfrenta uma queda de braço interna para definir quem será o nome a concorrer à prefeitura da cidade. Atualmente ocupada por Fabrício Oliveira, que é do PL mas está no segundo mandato e não pode se reeleger, a cadeira é pleiteada pelos correligionários Carlos Humberto, deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa (Alesc), e pelo empresário Peeter Lee Grando.
Até o fim de março, estava incerto o apoio de Bolsonaro a um postulante, embora Carlos Humberto já se colocasse como pré-candidato pelo partido. Em visita a Balneário Camboriú no feriado da Páscoa, no entanto, o ex-presidente, ciceroneado por Fabrício Oliveira e pelo governador Jorginho Mello (PL), que também é o presidente estadual da legenda, participou de encontros a portas fechadas com empresários da região. Foi decidido: o nome apoiado pelos caciques seria aquele indicado pelo prefeito, que tem relações estreitas com o empresariado catarinense. Nas últimas semanas, o atual prefeito acabou batendo o martelo pelo ex-sócio e radialista Peeter Lee Grando.
O cenário ficou ainda mais delicado para Carlos Humberto após a última passagem de Bolsonaro por Balneário, na última semana. Num movimento de selar o apoio ao sucessor de Fabrício, o ex-presidente participou de diversos eventos ao lado de Grando, Fabrício e Jorginho.
Apesar de esperado, o movimento não agradou ao “adversário” Carlos Humberto, que tem o apoio de parte da bancada do partido na Alesc e de parlamentares como a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). Na última segunda-feira, 29, o parlamentar “oficializou” a sua pré-candidatura à Prefeitura de Balneário Camboriú. “Através da minha experiência na prefeitura e na Assembleia Legislativa, estou comprometido em trabalhar incansavelmente para trazer progresso, desenvolvimento e bem-estar para nossa cidade”, publicou.
Segundo aliados, Humberto não está inclinado a retirar a sua pré-candidatura e já teria, inclusive, avisado ao governador Jorginho Mello que está disposto a disputar prévias com Lee Grando.
Reduto da direita
Jair Renan escolheu a dedo o local onde lançaria a sua carreira política e que pode lhe dar o impulso para voos maiores, como a disputa a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2026. Balneário Camboriú, de quase 140.000 habitantes, conhecida como a “Dubai brasileira” pelos altos índices socioeconômicos, arranha-céus e empreendimentos de luxo, é um reduto do conservadorismo. Em julho, a cidade sediará a CPAC Brasil, principal conferência da direita no país, promovida pelo Instituto Conservador-Liberal, comandado por Eduardo Bolsonaro.
Mas, ao menos por enquanto, o Zero Quatro não encontrou o ambiente entre amigos que esperava.