Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Rosa Weber manda PGR se manifestar em ação contra comandantes militares

Advogado paulista acusa general, brigadeiro e almirante de crimes de terrorismo e delito contra o Estado de Direito por ‘ameaças’ às eleições

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 jun 2022, 09h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou na terça-feira, 14, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste a respeito de uma ação protocolada na Corte contra os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O general Marco Antônio Freire Gomes, o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior e o almirante Almir Garnier Santos são acusados por um advogado paulista de supostos crimes de terrorismo e de tentativa de “abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.

    O autor da petição se baseia no que chama de “ameaças veladas e às vezes abertas” das Forças Armadas às eleições para pedir que os comandantes sejam investigados. “Antes de qualquer providência, determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental”, despachou Rosa.

    A convite do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso, feito em agosto de 2021, Exército, Marinha e Aeronáutica passaram a integrar a Comissão de Transparência das Eleições. Tal participação nunca havia ocorrido, e a decisão de Barroso passou a ser vista como erro por colegas e políticos. Desde então, na esteira de um recrudescimento dos ataques infundados do presidente Jair Bolsonaro à confiabilidade da votação, as Forças têm feito sugestões e apontamentos à Corte Eleitoral a respeito das urnas eletrônicas e a auditoria dos votos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.