Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Renato Bolsonaro: quem é o irmão de Jair que concorre a prefeitura em SP

Ex-assessor em prefeitura e na Assembleia Legislativa, ele tem trunfos poderosos, como o 'apoio incondicional' de Tarcísio de Freitas

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2024, 12h45 - Publicado em 30 jul 2024, 11h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não são apenas os traços físicos e o característico jeito despojado de falar: Renato Bolsonaro é mais um integrante do clã que pretende seguir os passos de Jair Bolsonaro na política. O irmão mais novo do ex-presidente oficializou na sexta-feira, 26, sua candidatura à Prefeitura de Registro, maior cidade do Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo. A região é um reduto da família Bolsonaro, que se instalou em Eldorado na década de 1960.

    Esta não é a primeira empreitada eleitoral de Renato, mas pode-se dizer que é a mais robusta até agora. Além do irmão famoso, ele faz questão de alardear o apoio que tem do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de nomes importantes do PL, como o cacique Valdemar Costa Neto, a deputada federal Rosana Valle e o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado — Renato trabalhou no gabinete do deputado, onde atuou como assessor parlamentar e onde, diz, começou a fazer contatos e a entender de política.

    “Ele vai contar sempre com o apoio incondicional do governo de São Paulo. Vai ter aqui toda a porta aberta, vai contar com recurso, com nosso suporte”, declarou Tarcísio em vídeo divulgado em julho. “Uma pessoa que está sendo chamada agora para esse desafio, e que está absolutamente preparado para fazer um trabalho de gestão, de renovação, em prol dessa cidade”, completou o mandatário, em um gesto reservado a poucos e invejado por qualquer pré-candidato da legenda.

    Por ora, no entanto, as ideias de Renato para a cidade são um tanto quanto genéricas. “Como candidato, tenho uma proposta muito simples e objetiva: de corrigir a nossa rota rumo ao desenvolvimento e à modernização. O Vale do Ribeira sofreu muito tempo pelo esquecimento e abandono. Mas agora Registro vai mostrar que tem políticos capazes e competentes”, disse em um dos vários vídeos postados em suas redes, acrescentando que pretende investir em infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde e agricultura. “Tudo aquilo que o município estiver precisando”, sintetiza.

    Continua após a publicidade
    VALE DO RIBEIRA - Renato Bolsonaro anunciou pré-candidata do PL à prefeitura de Pedro de Toledo
    Renato Bolsonaro vai disputar a prefeitura de Registro (Reprodução/Reprodução)

    Propositalmente ou por mero descuido, a crítica às falhas da atual gestão contrasta com as alianças que estão sendo formadas: ele é apoiado pelo próprio prefeito Nilton Hirota, recém-filiado ao PL. Hirota faz parte da leva recente da revoada tucana que tomou o estado de São Paulo, com prefeitos e vereadores trocando o PSDB pelo partido de Bolsonaro.

    Ao que tudo indica, Renato deverá enfrentar o ex-prefeito e ex-deputado federal Samuel Moreira (PSD), em outra incongruência que pode ficar mais latente com a intensificação da campanha. Moreira é da mesma legenda que Gilberto Kassab (PSD), poderoso articulador e aliado do governo Tarcísio de Freitas.

    Continua após a publicidade

    Possíveis dificuldades não desanimam o candidato, que deposita na força dos aliados e no cacife do partido a munição necessária para vencer a disputa. “Vamos contar muito com o apoio do nosso querido ex-presidente Jair Bolsonaro, nosso querido governador Tarcísio e uma bancada enorme de deputados federais e estaduais. Recursos não vão faltar”, promete.

    Trajetória

    Renato Bolsonaro, 60 anos, é um dos cinco irmãos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Começou a trabalhar em Eldorado aos 16 anos como servente de pedreiro. De lá, seguiu para Curitiba, onde passou para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e chegou a capitão do Exército. Em 1994 e em 1998, concorreu a uma vaga como deputado federal. Em 2004, lançou-se como vereador em Praia Grande, na Baixada Paulista. Em 2008, 2012 e 2016 concorreu à Prefeitura de Miracatu, também no Vale do Ribeira.

    Apesar de não ter sido eleito, atuou como chefe de gabinete do deputado estadual André do Prado e como chefe de gabinete da Prefeitura de Miracatu entre 2021 e 2022. Ele voltou ao cargo em 2023. Com apenas 20.000 habitantes e localizada na região do Vale do Ribeira, Miracatu passou a ser rota de investimentos federais durante o mandato de Bolsonaro. Entre 2020 e 2022, com Renato na chefia de gabinete, a cidade recebeu mais de 72 milhões de reais em investimentos da União para melhorias urbanas, como obras de recapeamento e iluminação. Em dezembro de 2023, conseguiu 600.000 reais repassados por Tarcísio de Freitas, por meio de convênios, para obras de infraestrutura.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.