Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Relator de projeto contra o STF lidera pesquisa no berço político de Lula

Favorito à prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Alex Manente lidera a bancada do Cidadania na Câmara

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 Maio 2024, 10h44 - Publicado em 1 fev 2024, 12h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despontou como liderança sindical dos metalúrgicos na década de 1970, o líder nas pesquisas para as eleições municipais de 2024 é um deputado federal que xingou o presidente de “líder da maior quadrilha do Brasil” durante o governo de Jair Bolsonaro.

    O parlamentar Alex Manente (Cidadania) é o favorito na disputa pela prefeitura de São Bernardo, com 37% das intenções de voto, segundo levantamento eleitoral do instituto Paraná Pesquisas publicado nesta quinta-feira, 1º. Em segundo lugar, com 21,8%, vem o ex-deputado federal Marcelo Silva (PSB), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral no ano passado por desfiliação sem justa causa do Solidariedade, partido pelo qual foi eleito em 2022. O aliado de Lula nas eleições locais, deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), fica em terceiro com 9,9% do eleitorado.

    O atual prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), está em seu segundo mandato consecutivo e não poderá concorrer à reeleição. A pesquisa do Instituto Paraná foi realizada entre os dias 26 e 31 de janeiro com 740 eleitores – o nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

    Manente é relator de um projeto na Câmara dos Deputados que reduz o poder de decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF) e restringe o acesso de partidos menores à Suprema Corte. Como mostra reportagem de VEJA, a ideia tem repercussão negativa entre especialistas, que veem na proposta uma ameaça ao direito de contestar a constitucionalidade de medidas do Congresso na Justiça.

    ‘Maior quadrilha do Brasil’

    Em abril de 2020, Manente usou as redes sociais para defender o ex-juiz da Lava Jato e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR), então ministro da Justiça no governo Bolsonaro, pela atuação nos julgamentos que levaram à prisão de Lula em 2018. “Foi ético para prender o líder da maior quadrilha do Brasil”, escreveu o deputado em seu perfil no X (antigo Twitter) – na ocasião, Moro havia pedido demissão do cargo.

    Continua após a publicidade

    https://twitter.com/AlexManente23/status/1253774886012628993

    No início do terceiro mandato presidencial de Lula, o então presidente do Cidadania, Roberto Freire, chegou a anunciar que o partido faria parte da base aliada do governo. Contudo, Alex Manente, que lidera a bancada da sigla na Câmara dos Deputados, reforçou à época que os cinco parlamentares eleitos pela legenda manteriam uma posição de independência em relação ao Planalto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.