Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Recém-chegado ao Patriota, Flávio Bolsonaro indica novo partido do pai

Senador participou hoje de convenção da sigla comandada por Adilson Barroso; em 2018, Bolsonaro quase se filiou ao partido, mas desistiu na última hora

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jun 2021, 06h35 - Publicado em 31 Maio 2021, 13h22

Após se desfiliar do Republicanos na última semana, o senador Flávio Bolsonaro participou nesta segunda-feira, dia 31, de uma convenção do Patriota já como “líder do partido”. Em seu discurso, ele ainda sinalizou que o presidente Jair Bolsonaro deve se filiar à sigla para disputar as eleições de 2022. “Eu quero fazer esse convite a todos para juntos construirmos o maior partido do Brasil depois de 2022. Temos tudo para isso, basta deixar as vaidades de lado”, disse ele, acrescentando que “agora, com Jair Bolsonaro na presidência da República, eu não tenho dúvida que a gente possa construir um partido maior ainda que o PSL”.

O senador também disse se sentir como um fundador da sigla e revelou ter se arrependido de não ter se filiado antes – em 2018, ele disputou o Senado pelo PSL e depois foi para o Republicanos. Durante a convenção, Flávio deu voto positivo para aprovar o novo estatuto do Patriota que foi feito sob medida para abarcar as ideias bolsonaristas – nas palavras de Flávio, o “primeiro partido de direita do Brasil”.

Mal o senador chegou ao Patriota e ele já foi aclamado como “líder do partido no Senado” pelo presidente da agremiação, Adilson Barroso. Em novembro de 2017, Barroso chegou a gravar um vídeo com Bolsonaro assinando a ficha de filiação à sigla. O então pré-candidato à Presidência, no entanto, mudou de ideia na última e decidiu fechar com o PSL, comandado pelo deputado Luciano Bivar. Na época, o então Partido Ecológico Nacional (PEN) passou a se chamar Patriota para agradar Bolsonaro e seus seguidores. O rompimento repentino e pouco explicado de Bolsonaro chegou a ser encarado como um gesto de traição por dirigentes da sigla que agora tentam atraí-lo para as suas fileiras.

Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando rompeu com o PSL. Desde então, ele tentou fundar uma nova legenda, o Aliança pelo Brasil, projeto que naufragou antes mesmo de ser registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos últimos meses, ele intensificou a procura por uma agremiação tendo em vista a aproximação da eleição presidencial de 2022. Com a recusa de dirigentes de partidos grandes, como o PP e Republicanos, de entregar a estrutura partidária nas mãos do clã Bolsonaro, o presidente começou a bater na porta de siglas minúsculas, como o Brasil 35 (antigo, Partido da Mulher Brasileira), o PRTB, do falecido Levy Fidelix, e o Patriota.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.