Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quaest: oscilações de Nunes e Marçal embolam reta final em São Paulo

A menos de uma semana das eleições, pesquisa mostra empate triplo na capital paulista

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 set 2024, 19h43 - Publicado em 30 set 2024, 19h22

A penúltima pesquisa Quaest/TV Globo divulgada antes do primeiro turno das eleições mostra um cenário acirrado na maior cidade do país. Em São Paulo, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) ainda lidera numericamente o levantamento desta segunda-feira, 30, mas está empatado com Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), se considerada a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada na terça-feira passada, 24, o emedebista oscilou negativamente um ponto percentual, e saiu de 25% para 24%. Já Guilherme Boulos, manteve o mesmo patamar e está com 23% das intenções de voto. Pablo Marçal aparece com 21% após oscilar um ponto percentual para cima na última semana.

Com isso, há um triplo empate na liderança da disputa, cenário que não ocorria no levantamento anterior, quando a distância de Nunes para Marçal era de cinco pontos percentuais — agora, é de apenas três, portanto dentro da margem de erro.

Tabata sobe

Em um segundo pelotão, Tabata Amaral (PSB) aparece com 11%. Ela tinha 8% na semana passada e subiu três pontos percentuais, extrapolando o limite da margem de erro. A deputada do PSB é seguida por José Luiz Datena (PSDB), que tem os mesmos 6% da pesquisa anterior do mesmo instituto.

Marina Helena (Novo) manteve os 2% da semana passada. Os demais candidatos — Bebeto Haddad (Democracia Cristã), João Pimenta (PCO), Ricardo Sense (Unidade Popular) e Altino Prazeres (PSTU) pontuaram menos de 1%. Indecisos somam 6% das intenções de voto (eram 7%) e votos brancos, nulos, ou eleitores que não vão votar são 8% (eram 9%).

Continua após a publicidade

A Quaest ouviu 1.800 eleitores paulistanos, número superior aos 1.200 entrevistados das pesquisas anteriores, o que fez a margem de erro cair em um ponto percentual. Os dados foram coletados entre a sexta-feira passada, 27, e domingo, dia 29 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número SP-01233/2024.

A próxima pesquisa do mesmo instituto será divulgada no sábado, 5 de setembro, véspera das eleições. No mesmo dia, o Datafolha também irá divulgar seu último levantamento de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo antes do primeiro turno do pleito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.