Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Proposta quer incluir proibição ao aborto expressa na Constituição

Chamada de 'PEC da Vida' pelos conservadores, ela altera texto constitucional para garantir 'inviolabilidade do direito à vida desde a concepção'

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 20h55 - Publicado em 26 set 2023, 17h26

Um grupo de senadores de oposição apresentou nesta terça-feira, 26, uma proposta de emenda constitucional que, na prática, proíbe a realização de qualquer tipo de aborto no país. O texto, chamado de “PEC da Vida” pelo senador Magno Malta (PL-ES), altera o artigo 5º da Constituição, que trata dos direitos fundamentais, para acrescentar a expressão “desde a concepção” após o trecho que garante “a inviolabilidade do direito à vida”.

Atualmente o aborto é permitido no país em casos de estupro, risco de vida da mulher ou anencefalia. “Este pequeno acréscimo adequa nossa Constituição Federal aos atuais avanços científicos e terá o poder de garantir o direito à vida de milhares de crianças brasileiras que são assassinadas por falta de proteção jurídica”, diz o trecho da PEC.

Como VEJA mostrou, parlamentares de oposição anunciaram que vão obstruir a pauta no Congresso em um protesto contra decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi adotada devido ao avanço de pautas consideradas progressistas, como a descriminalização do aborto e da maconha, a volta do imposto sindical e a derrubada do marco temporal das terras indígenas.

Líder da oposição, o senador Rogério Marinho (PL-RN) também anunciou que vai apresentar hoje uma proposta de plebiscito nacional sobre a descriminalização do aborto — uma consulta pública sobre o tema.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.