Durou pouco a experiência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como comentarista da Copa do Mundo da Rússia no programa mantido pelo jornalista José Trajano na TVT, emissora ligada ao sindicatos dos metalúrgicos do ABC e dos bancários de São Paulo.
Apesar de já estar inelegível pelo atual entendimento da Lei da Ficha Limpa, Lula anunciou em comunicado a desistência para não ferir a lei eleitoral, que veda a participação de pré-candidatos – ele segue se colocando na disputa pela Presidência da República – como profissionais em programas de rádio e televisão a partir de 1º de julho. É uma situação semelhante à do jornalista José Luiz Datena (DEM), que deixou seus programas no Grupo Bandeirantes para ser pré-candidato ao Senado por São Paulo.
Junto com o aviso de sua saída “do ar” na TVT, onde seus textos sobre os jogos da competição, enviados de dentro da carceragem da Polícia Federal em Curitiba, eram lidos por um locutor, o ex-presidente anunciou que vai continuar publicando as análises em suas páginas na internet.
No primeiro comentário feito no novo formato, Lula afirmou ter considerado que a seleção brasileira fez seu melhor jogo na Copa ao vencer o México por 2 a 0, nesta segunda, na cidade de Samara. “Se continuar jogando com espírito de coletividade e futebol solidário, cada jogador fazendo melhor o que sabe, temos muita chance de chegar à final. É importante lembrar que não houve nenhuma contestação na convocação do Tite, que reforçou a seleção com 5 jogadores ou ex-jogadores do Curingão [sic]. Quem faz isso não pode perder campeonato”, escreveu o petista.