Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Por que a aliança com Alckmin pode virar um tiro no pé de Lula e do PT

Aproximação com ex-tucano é estratégia arriscada para a eleição

Por Redação Atualizado em 8 mar 2022, 17h26 - Publicado em 8 mar 2022, 09h53

A aliança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-governador Geraldo Alckmin, que está próxima de ser sacramentada, é tratada pelos adeptos mais fervorosos do petista como uma estratégia que ajudará a ganhar a eleição. Avaliam, principalmente, que ela ajuda a quebrar resistências ao centro e serve como uma espécie de “Carta ao Povo Brasileiro”, o documento com acenos ao mercado que foi decisivo para a vitória do petista em 2002.

Mas a aliança tem também os seus riscos e pode se transformar em um tiro no pé de Lula e do PT. Um dos problemas é que ela não traz votos, porque é improvável que a base eleitoral do tucano – conservadora, liberal e de centro-direita – se converta ao petismo de um dia para o outro.

Segundo, porque ela pode tirar votos, uma vez que descontenta os eleitores mais à esquerda e cria instabilidade na base mais radical do PT, principalmente aquela ligada aos movimentos sociais e que passou anos enfrentando os governos tucanos. Tanto é que até já circulou abaixo-assinado de parte dos petistas contra a aliança com Alckmin.

Outro ponto é que a a saída de Alckmin da disputa eleitoral em São Paulo, onde era o franco favorito, facilita a vida dos tucanos. É quase certo que a maioria do seu eleitorado migre para a candidatura de Rodrigo Garcia (PSDB) — e para o presidenciável João Doria (PSDB) –, uma vez que boa parte dele é composto por eleitores do interior do estado, majoritariamente avesso às ideias do petismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.