Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF prende secretário de prefeito aliado de Lula em Belford Roxo

Titular da Educação de cidade administrada por Waguinho (Republicanos) é acusado de integrar esquema de desvio de dinheiro

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 9 jul 2024, 15h43 - Publicado em 9 jul 2024, 13h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira, 9, o secretário de Educação do município de Belford Roxo (RJ), Denis de Souza Macedo, sob suspeita de participação em esquema de desvio de recursos públicos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com a investigação conjunta com o Ministério Público, o valor desviado seria de mais de 6,1 milhões de reais.

    Publicidade

    Macedo foi preso em Nova Iguaçu (RJ). Além do secretário, outras 21 pessoas foram alvo de mandados de prisão no âmbito da Operação Fames. Na residência de um deles, em um condomínio de alto padrão na Barra da Tijuca (RJ), os agentes encontraram 300 mil euros (cerca de 1,8 milhão de reais na cotação de hoje) em espécie. A identidade do alvo do mandado não foi divulgada.

    Publicidade

    As ordens foram expedidas pela 7ª Vara Federal da Subseção Judiciária do Rio de Janeiro. Os investigados poderão responder pelos crimes de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

    Aliado de Lula

    As operações atingem diretamente a administração do prefeito Waguinho (Republicanos) e podem impactar na eleição no município. O prefeito, que está em segundo mandato, pretende manter a hegemonia no município lançando o sobrinho, Matheus do Waguinho (Republicanos), para sua sucessão — ele terá o apoio do PT na eleição.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em 2022, Waguinho foi o principal aliado na região da Baixada Santista do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Seu apoio e votos angariados na região dominada pelo bolsonarismo foram recompensados com a nomeação da sua mulher, Daniela Carneiro, como ministra do Turismo. Sua permanência no cargo, entretanto, durou sete meses. Daniela do Waguinho, como é conhecida, entregou o cargo em julho de 2023.

    PF aponta conluio

    Segundo os investigadores, agentes públicos da Secretaria de Educação de Belford Roxo, em conluio com dirigentes de empresas fornecedoras, desviaram recursos públicos originalmente destinados à aquisição de merendas escolares. O valor desviado, segundo a PF, seria de ao menos 6,1 milhões de reais.

    Publicidade

    As fraudes seriam praticadas mediante sucessivos pagamentos superfaturados, com base em documentação falsa, e destinados a empresas contratadas para fornecer merenda escolar. Essas empresas, segundo a PF, pagavam propinas a agentes públicos do município, que teriam utilizado esquema de lavagem de dinheiro para ocultar ou dissimular a origem ilícita dos recursos.

    Continua após a publicidade

    A operação deflagrada nesta terça visa à ampliação da coleta de provas de forma a estabelecer o montante total desviado e apurar a participação de outros servidores públicos no esquema. Em nota, a PF afirma que os crimes praticados com recursos do PNAE têm potencial impacto social — quantitativa e qualitativamente —, “tendo em vista que englobam verbas destinadas aos serviços de educação para a população, principalmente a de baixa renda”.

    Publicidade

    Em nota, a prefeitura de Belford Roxo afirmou que não teve acesso aos autos do processo, mas confia na atuação da Justiça. “A administração municipal preza pela lisura e transparência. A prefeitura espera que os fatos sejam esclarecidos o mais rápido possível.”

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.