Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Petista larga empatado com candidato de Ciro no Ceará

Elmano de Freitas, candidato de Lula e Camilo, está colado em Roberto Cláudio e Capitão Wagner na sua estreia nas pesquisas ao governo estadual

Por Da Redação
Atualizado em 4 ago 2022, 19h27 - Publicado em 4 ago 2022, 11h45

A primeira pesquisa para o governo do Ceará desde o divórcio estadual entre PT e PDT trouxe uma boa notícia para o candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No levantamento divulgado nesta quinta-feira, 4, o instituto Real Time Big Data posiciona o deputado estadual Elmano de Freitas (PT), em sua estreia, com 20% das intenções de voto, o que significa um empate na margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que tem 26%. Capitão Wagner (União Brasil), expoente da direita no estado, lidera com 35%.

Outros índices do mesmo levantamento são favoráveis a Elmano. Quando o eleitor é informado que o petista tem o apoio de Lula e Cláudio é apoiado por Ciro Gomes, o deputado estadual salta na frente (ainda que o empate técnico permaneça): 30% a 25%. Nesse cenário, Elmano ainda empata na margem de erro com Wagner que, aliado a Jair Bolsonaro (PL), cai de 35% para 34%.

Além disso, Elmano conta com o apoio da governadora Izolda Cela, que se desfiliou do PDT após o racha estadual entre os partidos de esquerda e tem a gestão aprovada por 57% dos cearenses. E o principal cabo eleitoral do petista no Ceará, além de Lula, é o ex-governador Camilo Santana (PT), hoje o político mais popular do estado e líder da pesquisa para o Senado com 66% das intenções de voto.

Para o governo, os demais candidatos são Adelita Monteiro (PSOL), que tem 1%, Zé Batista (PSTU) e Serey Leal (UP), que não pontuaram. São 9% de brancos e nulos e 8% que não sabem ou não responderam.

Senado

Além do imenso favoritismo de Camilo Santana com seus 66%, a corrida por uma vaga no Senado representando o Ceará também tem Inspetor Alberto (PROS), José Alberto Bardawil (PL) e Pastor Paixão (PTB), os três com 3%, Paulo Anacé (PSOL), com 2%, e Marcelo Mendes (Avante), que tem 1%. São 13% de brancos e nulos e 9% que não sabem ou não responderam.

O Rela Time Big Data cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro CE-06152/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DE INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.