Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Pessoas que tentaram dar o golpe serão punidas’, diz Lula na África

Petista se reuniu com o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, e prometeu retomar relação com o continente africano

Por Da Redação Atualizado em 14 Maio 2024, 00h11 - Publicado em 19 jul 2023, 16h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, nesta quarta-feira, 19, e voltou a dizer que os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília, serão punidos. Em pronunciamento após a reunião, o petista afirmou que “o Brasil não quer mais voltar ao obscurantismo de regimes autoritários”.

    “Eu quero agradecer, presidente, e dizer que eu voltarei aqui, mas espero encontrá-lo em várias outras oportunidades. Os valores da democracia voltaram a reinar no Brasil. Você acompanhou a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro. As pessoas que tentaram dar o golpe serão punidas, porque o Brasil não quer mais voltar ao obscurantismo de regimes autoritários. O Brasil quer democracia, o Brasil respira democracia, o Brasil precisa de democracia e o mundo precisa de democracia”, declarou. 

    Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula também criticou o governo anterior, que chamou de negacionista, e disse que o Brasil poderia ter ajudado o continente africano com a produção de vacinas contra a Covid-19. “Mas, lamentavelmente, nós tivemos um desgoverno que não cumpriu com aquilo que era essencial de cuidar do ser humano”, disse.  

    Lula ainda prometeu retornar a Cabo Verde para uma “discussão mais profunda” sobre os países e ressaltou o desejo de retomar a relação com o continente africano. “A verdade é que o Brasil ficou afastado do mundo durante os últimos seis anos e da África também. Nós, brasileiros, fomos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. Nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, afirmou.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.