Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa: quem levaria vantagem nos duelos de 2º turno em São Paulo

Levantamento sobre a sucessão paulistana foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 29 Maio 2024, 06h12 - Publicado em 29 Maio 2024, 00h05

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), levaria vantagem em um eventual segundo turno contra seus principais adversários, os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB), segundo levantamento feito entre os dias 24 e 28 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 29.

De acordo com a pesquisa, Nunes teria 48,1% das intenções de voto contra 35,9% de Boulos, que hoje é o seu maior perseguidor no primeiro turno – leia matéria aqui. Nesse cenário, 9,3% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,7% não souberam ou não quiseram responder.

Nunes ampliou a vantagem que tinha para Boulos no levantamento anterior feito pelo mesmo instituto, entre o final de abril e o início de maio – naquela sondagem, o prefeito tinha 46,8% contra 37,6% de seu adversário.

Tabata

Já se a adversária no segundo turno for Tabata Amaral, a vantagem de Nunes seria um pouquinho mais folgada: ele teria 49,5% das intenções de voto contra 30,0% da deputada.  Outros 12,4% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 8,1% não souberam ou não responderam.

Se o oponente de Tabata no segundo turno for Boulos – o que hoje parece improvável –, a deputada também perderia, mas por uma diferença mais apertada: ela teria 32,2% dos votos contra 41,7% do deputado. Esse é o cenário em que mais paulistanos dizem que votariam em branco, nulo ou nenhum (18,2%). Outros 7,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Continua após a publicidade

Nos dois confrontos, não houve grandes variações em relação à pesquisa anterior: a diferença de Nunes para Tabata foi de 18,8 pontos percentuais para 19,5 entre um levantamento e outro, enquanto a vantagem de Boulos sobre a deputada foi de 9,9 para 9,5.

Rejeição

Um fator importante para quem for ao segundo turno — e que pode ser decisivo — é a rejeição. Nesse quesito, Boulos é quem tem mais problemas: 31,5% do eleitorado dizem que não votariam nele de jeito nenhum.

Na sequência, aparecem Datena e Marçal (ambos com 24,7%), Nunes (21,3%) e Kataguiri (20,7%). Quem tem um trunfo nessa avaliação do eleitor é Tabata, que é rejeitada por apenas 15,3% dos entrevistados.

Pesquisa

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1.500 eleitores na cidade de São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.