Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa mede a força de Lula, Bolsonaro e Moro na disputa pelo Ceará

Cenário para a sucessão de Camilo Santana (PT) ainda está bastante indefinido

Por Da Redação Atualizado em 23 mar 2022, 13h29 - Publicado em 22 mar 2022, 10h22

Uma pesquisa feita pelo instituto Real Time Big Data entre os dias 21 e 22 de março e divulgada nesta terça-feira, 22, mede qual é o tamanho da influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na disputa pelo comando do Ceará.

A pesquisa apresenta ao entrevistado os nomes dos possíveis candidatos e de seus prováveis padrinhos políticos. O petista leva vantagem sobre Bolsonaro e Moro. Nos três cenários pesquisados, os seus candidatos aparecem à frente dos nomes ligados a Bolsonaro –deputado federal Capitão Wagner (Pros) – e a Moro – o senador Eduardo Girão (Podemos).

No primeiro cenário, Chiquinho Feitosa, suplente do senador Tasso Jereissati e que acabou de se filiar ao PSDB, tem 34% apoiado por Camilo e Lula contra 27% de Wagner e 8% do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) O PSDB deve aliar-se a PDT e PT na disputa pelo governo estadual.

No segundo, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) tem 42% contra 25% de Wagner e 7% de Girão. No terceiro, a vice-governadora Isolda Cela (PDT) tem 33% contra 27% de Wagner e 8% de Girão – neste caso, os dois primeiros estariam empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua após a publicidade

O levantamento não mediu a influência de Ciro Gomes, que foi governador do estado e é o pré-candidato à Presidência pelo PDT.

O cenário mais provável hoje no Ceará é que o PT não tenha candidato à sucessão e que Lula apoie um candidato do PDT, que foi aliado de Camilo Santana em dois mandatos. Segundo a pesquisa, Camilo tem hoje 59% de ótimo/bom, 26% de regular e 13% de ruim/péssimo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.