Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pedetista supera candidatos de Bolsonaro e da esquerda e lidera em Niterói

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 22 jul 2024, 09h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) é favorito na disputa pela prefeitura de Niterói, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 20 de julho e divulgado nesta segunda-feira, 22.

    Publicidade

    Segundo o levantamento, no principal cenário, Neves tem 43,1% das intenções de voto. O seu perseguidor mais próximo é o deputado federal Carlos Jordy (PL), ex-líder da oposição ao governo Lula na Câmara e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Publicidade

    Na sequência, aparece a deputada federal Taliria Petrone (PSOL), que tem o apoio de importantes lideranças da esquerda no Rio de Janeiro, como o ex-deputado Alessandro Molon (PSB), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT) e o depuatdo Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT.

    Taliria espera contar com o apoio também do presidente Lula, mas há muitos integrantes do PT que defendem a aliança do partido com Rodrigo Neves, que já foi filiado à legenda e apoiou Lula na eleição presidencial de 2022.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Taliria está empatada com Bruno Lessa (Podemos), que tem 8,2% das intenções de voto. A margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Depois, surgem o empresário João Gomes (Novo), com 2,0%, e a servidora pública Danielle Bornia (PSTU), com 1,5%. Entre os entrevistados, 10,7% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,5% afirmaram que não sabem ou não responderam.

    Publicidade

    Avaliação

    O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), apesar de ainda estar no primeiro mandato, não vai disputar a reeleição. O velejador, que foi eleito com o aval de Rodrigo Neves, seu antecessor, vai apoiar o aliado na disputa deste ano.

    Continua após a publicidade

    Segundo o Paraná Pesquisas, a gestão de Grael é aprovada por 44,1% dos eleitores de Niterói e desaprovada por 51,1% — outros 4,9% não souberam ou não responderam.

    Publicidade

    Já a gestão do governador Cláudio Castro (PL), aliado de Jordy, é aprovada por 34,6% dos eleitores e desaprovada por 60,4% — outros 5,0% não souberam ou não responderam.

    O presidente Lula também não vai bem na cidade, a sétima maior do Rio de Janeiro (482 mil habitantes). Ele tem a sua gestão aprovada por 40,5% dos votantes de Niterói e desaprovada por 55,4%. Entre os entrevistados, 4,1% não souberam ou não responderam.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.