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Ofensiva contra Marçal faz Tabata disparar em audiência nas redes

Com novo foco em atacar o coach, deputada mais que triplica visualizações no TikTok em uma semana, indica relatório Democracia em Xeque

Por Bruno Caniato Atualizado em 29 ago 2024, 18h55 - Publicado em 29 ago 2024, 16h42
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  • A deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o coach Pablo Marçal (PRTB), candidatos à prefeitura de São Paulo, durante debate eleitoral promovido por VEJA
    A deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o coach Pablo Marçal (PRTB), candidatos à prefeitura de São Paulo, durante debate eleitoral promovido por VEJA (VEJA/VEJA)

    A nova estratégia de campanha da deputada federal Tabata Amaral (PSB) nas redes sociais já dá indícios de avanço sobre os demais candidatos à prefeitura de São Paulo — pelo menos, no que diz respeito à audiência digital. Após uma semana de publicações com foco em atacar o coach Pablo Marçal (PRTB), o total de visualizações dos vídeos da parlamentar no TikTok disparou 240% e chegou a mais de 3,1 milhões em seis dias.

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    Os dados foram disponibilizados pelo instituto Democracia em Xeque, que monitora o discurso eleitoral e campanhas de desinformação nas plataformas digitais. A pesquisa foi realizada em conjunto com o Observatório de Conflitos na Internet da Universidade Federal do ABC (UFABC) com apoio da Fundação Heinrich Böll.

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    Nas últimas duas semanas, os pesquisadores do grupo observaram mudanças expressivas no tom da campanha de Tabata no TikTok: antes voltado para promover a trajetória pessoal da deputada, com origens na periferia da capital paulista, e suas propostas para a educação e a segurança pública, a dinâmica foi redirecionada para viralizar denúncias, respostas e ataques diretos a Marçal.

    Entre os dias 15 e 21 de agosto, o perfil de Tabata na rede social chinesa publicou dezoito vídeos e obteve 913,6 mil visualizações — segundo melhor resultado entre os principais candidatos ao Executivo paulistano, mas equivalente a apenas 15% das quase 6 milhões de reproduções de Marçal no mesmo período. Já entre os dias 22 e 27 deste mês, o volume de postagens caiu abaixo da metade, mas a audiência mais que triplicou: as oito publicações somaram mais de 3,1 milhões de acessos, beirando os 3,3 milhões acumulados pelo coach em nada menos que 66 vídeos.

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    Bloqueado, Marçal usa contas alternativas e ainda lidera em público

    No último domingo, 24, a Justiça Eleitoral de São Paulo determinou o bloqueio dos perfis de Pablo Marçal nas plataformas digitais, acatando uma ação movida pelo PSB por indícios de abuso de poder econômico com a remuneração por compartilhamento de vídeos. Desde então, o coach migrou a campanha para contas reservas: o perfil alternativo no Instagram já acumula 3,6 milhões de seguidores, e as páginas administradas por apoiadores se multiplicaram pelo TikTok.

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    Algumas das dezenas de contas reservas e mantidas por apoiadores de Pablo Marçal (PRTB) no TikTok
    Algumas das dezenas de contas reservas e mantidas por apoiadores de Pablo Marçal (PRTB) no TikTok (Reprodução/TikTok)

    A derrubada das contas principais cobrou seu preço na audiência do coach: na semana anterior ao bloqueio, Marçal era autor de quatro dos cinco vídeos mais visualizados no TikTok (sendo o quinto uma publicação do jornal O Estado de S. Paulo sobre ele), somando mais de 3,5 milhões de visualizações. Na semana seguinte, que inclui o período pós-decisão judicial, o candidato goiano ainda era o tema das principais publicações, mas tinha somente uma de sua autoria no “top 5”, com 231 mil reproduções; as duas postagens mais acessadas eram, justamente, ataques de Tabata ao rival, assistidas quase 3 milhões de vezes pelos usuários.

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    Apesar do revés na Justiça, a monstruosa máquina de engajamento digital comandada por Marçal mantém o coach na liderança da audiência no TikTok. “A presença digital do candidato passou a ser majoritariamente composta de cortes de entrevistas em que Marçal responde a questionamentos de jornalistas e se defende de críticas. O conteúdo divulgado reflete um esforço de Marçal para reagir às acusações que levaram à suspensão de seus perfis, posicionando-se como vítima de censura”, escrevem os pesquisadores do Democracia em Xeque no relatório.

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