Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nunes Marques suspende decisão do TSE que cassou deputado bolsonarista

Deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR) foi o primeiro a perder o mandato por disseminar fake news contra as urnas eletrônicas na eleição de 2018

Por Reynaldo Turollo Jr. Atualizado em 3 jun 2022, 12h26 - Publicado em 2 jun 2022, 18h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques suspendeu, nesta quinta-feira, 2, a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que cassou, no ano passado, o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (PSL-PR). Ele foi o primeiro parlamentar a ter o mandato cassado pela Corte Eleitoral por ter disseminado fake news nas eleições de 2018.

    No mês passado, Francischini e o PSL do Paraná recorreram ao Supremo para tentar reverter a decisão do TSE. Nunes Marques considerou, na decisão que ainda será analisada pela Segunda Turma do tribunal se houver recurso, que a deliberação do TSE contrariou “preceitos relativos à segurança jurídica, à soberania popular e à anualidade eleitoral”, porque a cassação do mandato de Francischini representou uma mudança na jurisprudência que acabou retroagindo à eleição de 2018 e prejudicando o parlamentar.

    O PSL alegou ao Supremo que a decisão do TSE prejudicou o partido, porque, com a anulação dos votos em Francischini e o recálculo do quociente partidário, a legenda perdeu quatro cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná. Francischini teve em 2018 a maior votação do estado, 427.749 votos. Ex-deputado federal, ele é aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi seu colega na Câmara. A decisão de Nunes Marques, o primeiro ministro indicado por Bolsonaro ao STF, restitui os mandatos da bancada do PSL na Assembleia paranaense.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.