Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Não ir à CPMI ou ficar em silêncio: os pedidos de general Heleno ao STF

Ex-ministro de Bolsonaro foi convocado para depor na comissão que investiga os atos de 8 de janeiro em Brasília

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 20h57 - Publicado em 25 set 2023, 16h15

O general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da gestão de Jair Bolsonaro, ingressou com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal pedindo para não ser obrigado a comparecer à CPMI do 8 de janeiro, na terça-feira, 26.

A alegação de seus advogados é que o militar já havia sido objeto de outros requerimentos, para ser ouvido como testemunha, mas lhe foram imputadas participações e acusações com a quais ele não concorda. “Vale salientar terem sido apresentados à comissão requerimentos (…) correlatos ao requerimento de convocação aprovado, cujas fundamentações só corroboram a existência de verdadeira confusão sobre o papel da participação do paciente na CPMI, na medida em que tais requerimentos a todo momento imputam-lhe suposta participação nos atos investigados, ainda que inexistente qualquer indício mínimo da prática de ilícito, seja penal, civil ou administrativo, relacionado aos fatos objeto da comissão ou qualquer outra infração ao ordenamento jurídico”.

Diante das imputações relacionadas ao general, sua defesa pediu para que seja afastada a compulsoriedade de comparecimento de Heleno, “de modo que lhe seja facultado comparecer, ou não, perante a referida comissão”. Em caso de negativa, a segunda alternativa proposta é que o general possa ficar em silêncio durante a oitiva.

O caso foi remetido ao ministro Cristiano Zanin.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.