Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Musk volta a atacar Moraes e promete mostrar pedidos que STF fez ao X

Multimilionário dono da plataforma diz que ministro do Supremo tem 'violado a legislação' e que 'traiu' brasileiros e Constituição

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h35 - Publicado em 7 abr 2024, 12h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Elon Musk -
    Elon Musk - (Nathan Laine/Bloomberg/Getty Images)

    O multimilionário dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, usou as redes sociais neste domingo, 7, para prometer divulgar todas ordens judiciais que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, destina à plataforma. Ele também disse que vai mostrar “como esses pedidos violam a legislação brasileira”.

    “Em breve, o X irá publicar todos os pedidos feitos por Alexandre de Moraes e como eles violam a legislação brasileira. Esse juiz tem, descarada e repetidamente, traído o povo brasileiro. Ele deveria se demitir ou sofrer um impeachment. Que vergonha, Alexandre, vergonha”, escreveu Musk nas redes.

    A manifestação é um desdobramento de uma discussão que começou no sábado, 6, quando Musk começou a criticar no seu perfil ordens supostamente vindas do Supremo para suspender a atividade de algumas contas na plataforma, o que, segundo o multimilionário, estaria violando a liberdade de expressão.

    “Não acreditamos que tais ordens estejam de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal do Brasil e contestaremos legalmente as ordens no que for possível.  O povo brasileiro, independentemente de suas crenças políticas, têm direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência por parte de suas próprias autoridades”, diz o comunicado da divisão de Assuntos Globais do X compartilhado por Musk. 

    Continua após a publicidade

    O multimilionário atribuiu esse gesto a Moraes e questionou o magistrado “Por que está fazendo isso, Alexandre?”. Em seguida, Musk publicou alguns conteúdos falando sobre liberdade de expressão e um suposto cenário de censura que estaria se alastrando pelo Brasil.

    Reações

    Musk, um notório defensor das pautas da direita e entusiasta de políticos deste espectro (como o ex-presidente dos EUA, Donaldo Trump), provocou manifestações de repúdio de membros do governo federal. O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu a regulamentação das redes sociais.

    “Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades”, disse o AGU

    Continua após a publicidade

    Em 2023, a despeito dos esforços do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), o PL das Fake News foi fatiado e não conseguiu sequer ser votado na Casa. Um dos motivos que solapou a tramitação da proposta foi o êxito do lobby feito pelas big techs. 

    Na outra ponta, o advogado Fábio Wajngarten, porta-voz de Jair Bolsonaro (PL), defendeu que as autoridades se debrucem sobre o detabe a respeito de censura. “Concentração de verbas publicitárias, enfrentamento à religiosos, de quem se atreve a pensar diferente, visam a manutenção de um status quo, a manutenção de uma única forma de pensamento”, disse o braço-direito do ex-presidente neste sábado.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.