Oferta Relâmpago Democracia: apenas R$ 5,99/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Mourão propõe anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro

Projeto de lei apresentado pelo senador visa a condenações por abolição violenta do estado de direito e golpe de Estado

Por Da Redação Atualizado em 10 Maio 2024, 08h29 - Publicado em 19 out 2023, 17h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mourão
    Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária semipresencial. Na ordem do dia, o PL 1.438/2022, que autoriza a ozonioterapia no território nacional. Outro item da pauta é o PL 1.096/2019, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para proibir vínculo empregatício ou relação de trabalho entre igrejas e ministros de confissão religiosa. Em pronunciamento, à bancada, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado (Marcos Oliveira/Agência Senado)

    O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) apresentou nesta quinta-feira, 19, projeto de lei para anistiar condenados nos atos de 8 de janeiro, quando milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, do qual ele foi vice-presidente, invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília. Mourão propõe que sejam anistiados os condenados pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito e golpe de Estado.

    A iniciativa do senador bate de frente com recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, que condenou ao menos doze acusados de participação nos atos. As penas aplicadas foram superiores a 12 anos de prisão. Na semana que vem, a Corte julgará, no plenário virtual, outros sete acusados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro.

    Na justificativa do projeto, o senador afirma que o Supremo não tem individualizado as condutas e tem aplicado condenações “desproporcionais e, portanto, injustas”.  Segundo ele, “é inconcebível que sejam acusados e condenados indistintamente por crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.”

    O projeto deixa de fora da anistia as condenações pelos crimes de dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa. “Diante da incapacidade de os órgãos de persecução penal individualizarem e provarem as condutas específicas desses crimes, a única solução que se apresenta é a concessão de uma anistia”, justifica o senador.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.