Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministros de Lula gastam R$ 8,5 milhões em diárias; veja quem mais viajou

Levantamento mostra que primeiro escalão fez mais de 1.600 deslocamentos desde a posse, a maioria para capitais

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h08 - Publicado em 22 abr 2024, 12h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente Lula durante a reunião ministerial, nesta segunda-feira (18), no Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert/PR
    A primeira reunião ministerial de Lula em 2024 -- (Ricardo Stuckert/PR/Divulgação)

    Os ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva gastaram 8,5 milhões de reais em diárias entre a posse, no dia 1º de janeiro de 2023, e o dia 12 de abril de 2024. Neste período, foram realizadas 1.660 viagens ministeriais. O levantamento foi feito pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas. 

    Por lei, os servidores da administração pública federal têm direito a passagens e diárias pagas pelo governo em caso de viagens a trabalho no país ou no exterior. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, foi quem mais viajou desde o início da gestão — foram 82 vezes.

    O segundo lugar no ranking é ocupado por Nísia Trindade (Saúde), com 73 viagens, seguida por Camilo Santana (Educação), com 67. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, é o último da lista, com três. 

    Os dados mostram que a maioria das viagens foi para capitais, principalmente São Paulo (309 viagens) e Rio de Janeiro (190). Recife (75), Brasília (50), Salvador (45) e Belém (44) também estão entre os destinos mais explorados. No total, os ministros foram a 500 cidades no Brasil e no exterior. 

    Em uma reunião ministerial em 18 de março, Lula cobrou de seu primeiro escalão mais viagens pelo país. Mas, por enquanto, o pedido teve pouco efeito, segundo o levantamento. Entre a posse de Lula e o dia 17 de abril, véspera da reprimenda, foram registradas 1.595 viagens a serviço de ministros. Depois da cobrança, foram 65. Com isso, a média foi de 3,6 viagens por dia antes e 2,6 viagens por dia após a cobrança

    Veja quantas vezes os ministros (e ex-ministros) de Lula viajaram desde a posse:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.