Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Militares vão assumir segurança de portos e aeroportos do país

Operação Integrada de Combate ao Crime Organizado foi anunciada nesta quarta-feira pelo governo federal

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 20h21 - Publicado em 1 nov 2023, 16h49

O governo federal anunciou nesta quarta-feira, 1º, a adoção de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos do Rio de Janeiro (RJ), de Santos (SP) e de Itaguaí (RJ), além dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). A iniciativa faz parte da Operação Integrada de Combate ao Crime Organizado e ainda prevê o uso das Forças Armadas, que atuará em articulação com a Polícia Federal, no combate ao crime organizado.

As medidas foram anunciadas durante entrevista no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio (Defesa), além dos comandantes das três Forças Armadas. Durante a entrevista, Lula afirmou que o decreto de GLO, operação que prevê o uso de militares em ações, deverá durar até maio do ano que vem. O anúncio acontece após casos recentes de violência ligada ao crime organizado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o presidente, a situação é “muito grave”.

De acordo com o governo federal, Exército e Aeronáutica vão fortalecer as fronteiras com outros países, principalmente nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, numa atuação articulada com a PF e a Polícia Rodoviária Federal. Já a Marinha deverá atuar nas baías de Guanabara e de Sepetiba, no Rio, nos acessos marítimos ao Porto de Santos e no Lago de Itaipu (PR). O Ministério da Justiça e o governo do Rio também pretendem implantar o Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos, com o objetivo de atacar e enfraquecer o poder financeiro das quadrilhas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.