Marçal tentou fazer milagre em culto e falou sobre ressuscitação de mortos
Essas e outras "pérolas" registradas em vídeo do candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo

As propostas descoladas da realidade de Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, representam uma das marcas registradas do coach. Antes de entrar na política, o coach acumulou confusões em sua carreira empresarial, a exemplo de um desastre ocorrido em 2022, quando um grupo de 32 pessoas lideradas por ele tiveram de ser resgatadas de uma expedição irresponsável na Serra da Mantiqueira.
O coach diz já ter escrito 45 livros, 24 desde 2002, que dão dicas de auto-ajuda e prosperidade nos negócios; também é jurista, além de empresário e palestrante. Em entrevista a VEJA, Pablo Marçal afirmou que é chamado de “influencer” porque ainda “não sabem que eu sou um dos maiores educadores do país”.
Em suas palestras e vídeos que circulam na internet, há uma coletânea de fatos pouco críveis. Confira alguns exemplos:
O lançamento de 50.000 foguetes
Em uma palestra, Marçal diz que foi observar o lançamento de um foguete na Nasa, agência aeroespacial dos Estados Unidos, e saiu de lá convicto de que é capaz de lançar 50.000 foguetes. “Custa só 5 milhões de dólares para lançar um foguete, eu posso lançar 50.000 foguetes. Qual é o problema disso?”, questiona o influenciador. Um dos problemas é justamente o custo, já que pelo orçamento de Marçal, o “projeto” custaria no total 250 bilhões de dólares – o valor é superior à fortuna de Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, que é considerado pela Forbes o homem mais rico do mundo.
https://twitter.com/Serafim_zx/status/1745102905219154011
Domar cavalos com o coração
Marçal também conta que aprendeu a fazer com que cavalos andem para frente ou para trás apenas com as batidas do coração. “Eu aprendi a dar ré no cavalo e a tocar o cavalo sem mexer nada, zero. Ficar imóvel no cavalo, só com o coração”, diz o coach em um de seus vídeos motivacionais. “O cavalo responde. Ele sente”, afirma.
https://twitter.com/diretodomiolo/status/1757527878617432374
Marçal e os helicópteros
No início da pré-campanha, Marçal falou algumas vezes que conhecia São Paulo de cima, pois sobrevoava a cidade a bordo de helicópteros. Em um trecho de uma de suas palestras que faz sucesso na internet, ele narra como tranquilizou um piloto e conseguiu ajudá-lo a pousar com uma falha no motor. “Quando você tiver a experiência da turbina do helicóptero falhar com você, você vai ver. Eu já tive. E fiquei mais normal do que o piloto e eu que detectei a pane antes dele”, diz Marçal, no vídeo.
Em outro vídeo, Marçal fala sobre Ayrton Senna, dizendo que o campeão de Fórmula 1 é uma referência em velocidade, mas que vai “colocar o Senna no lugar dele”.
“O Senna não tinha avião próprio, não. O Senna não pilotava helicóptero igual eu, não. Vamos tratar o Senna agora e pôr ele no lugar dele?”, disse o coach. Ocorre que o ídolo das corridas automobilísticas pilotava, sim, helicópteros e teve algumas aeronaves durante a sua vida. Em 1992, Senna comprou um avião modelo King Air F-90, fabricado em 1985 e e teve um Hawker 800, de 1990, mesmo ano que foi comprado pelo piloto.
https://twitter.com/leonardo1opes/status/1760462624494391568
Milagre fracassado
Antes de seguir na carreira de coach, Marçal ocupou cargos de liderança na Igreja Videira, em Goiânia. Em um dos cultos evangélicos, o candidato à Prefeitura de São Paulo tentou operar um milagre e fazer uma cadeirante caminhar, mas a tentativa foi frustrada. No mesmo sermão, ele projetou ver defuntos levantando dos túmulos.
https://twitter.com/ygorpalopoli/status/1673834844814557185