A grande maioria dos brasileiros desconhece o que seja o projeto do governo Luiz Inácio Lula da Silva que cria um novo arcabouço fiscal — em que pese a sua relevância para o país — e defende a redução da taxa de juros como forma de melhorar a economia do país.
As constatações estão em levantamento feito entre os dias 16 e 21 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas com 2.023 entrevistados em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal e divulgado nesta quarta-feira, 24. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, 76,9% dos entrevistados não conhecem/nunca ouviram falar do projeto de arcabouço fiscal que foi construído pelo ministro da Economia, Fernando Haddad, e que está em discussão no Congresso Nacional. Outros 17,2% disseram que conhecem a proposta apenas de ouvir falar e apenas 5,9% disseram que conhecem a medida.
Taxa de juros
O levantamento também perguntou sobre o que o leitor pensa da atual taxa Selic, de 13,75% ao ano, fixada pelo Banco Central, com base em decisões do Conselho Monetário Nacional.
Entre os entrevistados, 31,3% disseram que a taxa atual é “um grande problema para a economia brasileira”, enquanto 46,2% afirmaram que ela representa “um problema para a economia brasileira”. Apenas 8,6% responderam que ela não significa nenhum problema, enquanto 13,9% não souberam ou não responderam à pergunta.
Para 71,0% dos entrevistados, a situação financeira iria melhorar se houvesse uma redução da taxa de juros, enquanto 19,3% disseram que ela iria permanecer como está e 3,2% declararam que ela iria piorar — 6,5% dos pesquisados não souberam ou não responderam à pergunta.