Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula deve encontrar Tasso em São Paulo no dia da convenção do MDB

Ex-presidente petista e senador tucano pretendem tratar das eleições cearense e nacional

Por Da Redação
Atualizado em 26 jul 2022, 10h58 - Publicado em 25 jul 2022, 19h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), em São Paulo, na quarta-feira 27, para uma conversa que deve incluir no cardápio a sucessão presidencial e a eleição ao governo do Ceará.

    No Ceará, Lula deve articular com Tasso a possibilidade de apoio do PSDB à chapa encabeçada pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT), lançado neste fim de semana como nome do PT ao governo após o rompimento estadual com o PDT de Ciro Gomes.

    Freitas conta com a bênção de Camilo Santana (PT), ex-governador, candidato ao Senado e próximo de Chiquinho Feitosa, presidente do PSDB-CE. Aos tucanos pode ser oferecida uma vaga na suplência do Senado (o que é bastante interessante, já que Camilo pode virar ministro de um eventual governo Lula) ou o posto de vice na chapa ao governo estadual.

    Não se sabe ao certo o que será proposto em termos nacionais, mas o curioso é que a reunião acontece no mesmo dia em que está prevista a convenção nacional do MDB que pretende lançar a senadora Simone Tebet (MS) como candidata à Presidência da República, com apoio dos tucanos. Tasso, inclusive, é o mais cotado como vice da emedebista.

    Mas, num cenário em que Tebet não consegue alavancar a sua intenção de votos, sobram as indefinições. Nesta segunda, 25, a ala do MDB que faz oposição à candidatura da senadora formalizou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de suspensão da convocação da convenção. O movimento é orquestrado pelo senador Renan Calheiros (AL), apoiador público de Lula.

    Lula e Tasso já haviam se encontrado em agosto de 2021 para discutir a sucessão presidencial. À época, Tasso era cotado como um dos pré-candidatos para a prévia presidencial tucana, mas acabou não lançando o seu nome. Em março deste ano, ao jornal cearense O Povo, Tasso não descartou um eventual apoio ao petista, mas disse “hoje não” pelo fato de o PSDB ter então João Doria como presidenciável. “Não só para derrotar o bolsonarismo como para construir um momento de paz, de equilíbrio, de serenidade, sem ódio, sem radicalismo, todo esforço é possível e toda aliança é possível”, ele afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.