Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Justiça nega recurso e mantém obrigação de PSDB fazer nova eleição

Partido de Eduardo Leite tem trinta dias para convocar eleitores

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h39 - Publicado em 12 out 2023, 10h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A juíza Vanessa Maria Trevisan, da 13° Vara Cível do Distrito Federal, negou, na quarta-feira, 11, um recurso da executiva nacional do PSDB e manteve a determinação de realização de novas eleições no partido. O prazo é de trinta dias.

    A decisão inicial partiu de um pedido do prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando, que contestou a prorrogação, por um ano, do mandato de Bruno Araújo, ocorrida em 2022. Como o sucessor de Araújo, o governador gaúcho Eduardo Leite, foi escolhido em fevereiro de 2023, a medida foi considerada pelo Judiciário como nula.

    Após a ordem, emitida em setembro passado, o PSDB recorreu, por meio de embargos de declaração, alegando que a medida feria o Código Civil e poderia causar insegurança jurídica. Para a magistrada de primeiro grau, no entanto, os embargos não têm poder de reformar a sentença. “Em relação à ausência de similitude com o julgado e ausência de segurança jurídica, as razões expostas pelo embargante demonstram que pretende a reanálise das alegações e provas, a fim de conformá-las ao seu entendimento, o que demanda a interposição de recurso próprio”.

    Diante da negativa, o partido pode recorrer em outras instâncias. 

    Veja abaixo a nota enviada pelo PSDB.

    Continua após a publicidade

    “O PSDB realizará sua convenção nacional para eleger sua nova direção na segunda quinzena de novembro, conforme previsto desde fevereiro de 2023. A decisão da 13ª Vara Cível de Brasília não é terminativa e por isso não altera o cronograma nem modifica a atual estrutura de comando do partido. A atual Executiva Nacional continua atuante e mantendo as atividades partidárias. A juíza responsável pelo caso rejeitou os embargos tanto do PSDB quanto do autor da ação, que pretendia execução imediata.

    Ou seja, a magistrada manteve a sentença e negou o recurso do autor que queria fosse concedido um novo pedido de tutela, a qual foi negada desde o início da ação. Tanto autor quanto PSDB ainda não foram notificados da decisão. O PSDB respeita a decisão da magistrada, mas vai recorrer porque entende que decisão merece ser revista”.

     

     

     

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.