Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ipec: Lula tem dezesseis pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 19

Por Da Redação Atualizado em 19 set 2022, 22h09 - Publicado em 19 set 2022, 21h33

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 47% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 19, pelo instituto Ipec (ex-Ibope), contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em relação à pesquisa anterior, divulgada pelo instituto há uma semana (12 de setembro), a vantagem de Lula em relação ao presidente oscilou para cima. O petista tinha 46% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro — ou seja, a distância, que era de 15 pontos, agora é de 16.

Acesse aqui o agregador de pesquisas de VEJA.

Na pesquisa divulgada hoje, aparecem na sequência Ciro Gomes (PDT), com 7% (tinha 7%); Simone Tebet (MDB), com 5% (tinha 4%); e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% (tinha 1%).

Os presidenciáveis Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon Luís (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram 1 ponto percentual.

Continua após a publicidade

Entre os entrevistados, 5% disseram que irão votar em branco ou nulo (eram 6% há uma semana) e 4% declararam que não sabem ou não responderam (eram 4%).

Segundo turno

No caso de segundo turno, Lula teria 54% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. No levantamento anterior, o petista tinha 53% contra 36% — ou seja, a sua vantagem para o presidente oscilou de 17 pontos para 19.

Outra má notícia para Bolsonaro na pesquisa Ipec é que a sua avaliação deu uma leve piorada. O índice de eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo é de 47% (era 45%), enquanto o de ótimo ou bom se manteve em 30%. O percentual daqueles que consideram o governo regular também se manteve estável (era 23%, passou para 22%).

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.