Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Florianópolis: prefeito amplia vantagem, e PSDB e PSOL empatam no 2º lugar

Segundo pesquisa Quaest, Topázio Neto (PSD) chega a 43% das intenções de voto, quase trinta pontos à frente de Dário Berger e Marquito

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 set 2024, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), aumentou a vantagem sobre seus adversários, de acordo com a pesquisa Quaest/TV Globo divulgada nesta terça-feira, 17. O candidato à reeleição chegou a 43% das intenções de voto, com aumento de três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, divulgado em 27 de agosto.

    Na briga pela segunda colocação, o ex-senador Dário Berger (PSDB) tem 15% e está tecnicamente empatado com o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), que aparece com 14%. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 16% e o psolista 13%. Em outro pelotão, vêm os ex-vereadores Vanderlei Farias, o Lela (PT), com 6%, e Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão (PP), com 5%. O petista manteve o mesmo percentual de agosto, enquanto o candidato do PP perdeu um ponto.

    A pesquisa também mostrou uma diminuição entre os entrevistados que votariam nulo ou branco. O número era de 9% em 27 de agosto e caiu para 5%. A taxa de indecisos permaneceu em 10%.

    A pesquisa ouviu presencialmente 852 eleitores da capital catarinense entre os dias 14 e 15 de setembro. Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SC-09567/2024.

    Segundo turno

    O instituto Quaest também simulou dois cenários possíveis para um eventual segundo turno em Santa Catarina. Em ambos os casos, o prefeito Topázio Neto seria reeleito com folga. Se o candidato do PSD disputasse com o tucano Dário Berger, venceria com 57% dos votos contra 26% do ex-senador. Já num confronto com Marquito, o candidato à reeleição faria 46% e o deputado do PSOL 25%.

    Em parte, a vantagem de Topázio Neto pode ser explicada pela avaliação do trabalho do prefeito. A pesquisa desta terça-feira também mostrou que a avaliação da gestão subiu no limite da margem de erro, de 50% para 53%. Os que acham regular são 29% (eram 31%) e a rejeição oscilou de 14% para 13%. A população que não soube ou não quis responder é de 5%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.