Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições: ex-prefeito lidera isolado disputa pela prefeitura de Guarujá

Farid Madi (Podemos), que governou a cidade entre 2005 e 2008, tem 46,3% das intenções de voto, segundo o Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 14 jun 2024, 09h39 - Publicado em 14 jun 2024, 09h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Às vésperas das eleições municipais de 2024, o ex-prefeito de Guarujá (SP), Farid Madi (Podemos), desponta como liderança isolada entre as intenções de voto. O comerciante, que chefiou o Executivo do balneário mais conhecido do estado de São Paulo entre 2005 e 2008, aparece com 46,3% em levantamento divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo instituto Paraná Pesquisas.

    A pesquisa indica ampla vantagem de Farid sobre o segundo lugar, ocupado pelo vereador Raphael Vitiello (PSD), com 13,2% das intenções de voto. Na sequência, aparecem os vereadores Toninho Salgado (Solidariedade), com 5,2%, e Ronald Nicolaci (PL), com 4,9%; o empresário Claudio Fernando (NOVO), com 4,2%; o vereador Edilson Dias (PT), com 3,8%; o executivo Marcelo Pepe (PSB), com 3,7%; e o secretário municipal de Obras, Adilson de Jesus (PSDB), com 2,3%. Os seis estão tecnicamente empatados na terceira posição, dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais.

    Durante sua gestão à frente da prefeitura de Guarujá pelo PDT, Farid Madi foi alvo de investigações por contratar empresas de engenharia para limpeza pública sem licitação e veiculação de publicidade irregular na imprensa local. O ex-prefeito chegou a ser condenado por improbidade administrativa pela Justiça de São Paulo — decisão mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) — e sentenciado a ressarcir os cofres do município em 21 milhões de reais.

    O atual prefeito do município litorâneo, Valter Suman (PSB), está em seu segundo mandato como chefe do Executivo de Guarujá e não pode disputar a reeleição.

    Outro cenário

    No segundo cenário estimado pelo Paraná Pesquisas, sem as candidaturas de Raphael Vitello e Marcelo Pepe, Farid aparece com vantagem ainda maior — nesta simulação, o ex-prefeito seria eleito no primeiro turno com 52,3% dos votos. Os cinco demais pré-candidatos ficam tecnicamente empatados em segundo lugar.

    O Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores de Guarujá entre os dias 7 e 12 de junho de 2024. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.