Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Divisão do PP entre Lula e Bolsonaro tem tom regional e um consenso: Lira

Presidente em exercício do partido vê parlamentares eleitos pelo Nordeste mais propensos a apoiarem presidente eleito Lula

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 nov 2022, 12h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos partidos que integraram formalmente a derrotada coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial, o PP é um dos partidos do Centrão às voltas com divisões internas entre lulistas e bolsonaristas, como mostra reportagem de VEJA desta semana. Diante deste quadro, e das conveniências políticas de cada parlamentar, líderes da sigla veem como desfecho mais provável que uma parte da bancada de 47 deputados eleitos apoie o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e outra parte siga para a oposição ao petista.

    “Acredito que os deputados mais ligados ao Nordeste não terão dificuldade para apoiar o governo, mas os das regiões Sul e Sudeste poderão ter. Houve uma divisão ideológica muito clara no processo eleitoral entre os que apoiam Lula e Bolsonaro”, diz o deputado Cláudio Cajado (BA), presidente em exercício do PP. Dos 47 deputados eleitos pelo partido, 20 são de estados do Nordeste e os demais se distribuem pelas outras regiões: doze no Sudeste, sete no Sul, cinco do Norte e três no Centro-Oeste. “Em todos os partidos isso acontece”, avalia Cajado.

    Uma exceção à lógica geográfica da divisão do PP é o ministro Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira, presidente licenciado do partido. De volta ao Senado a partir do ano que vem, Nogueira já prometeu a interlocutores nos bastidores que fará quatro anos de oposição a Lula, de quem costumava ser cabo eleitoral no Piauí. Por outro lado, os líderes da sigla em estados do Sudeste como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, os três maiores colégios eleitorais do país, já estão alinhados aos governadores bolsonaristas Romeu Zema (Novo), Cláudio Castro (PL) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

    “Essa identificação do voto ideológico vai pesar em algumas regiões do país. A avaliação não será do partido, mas de cada deputado individualmente de acordo com a eleição que ele teve nas urnas”, avalia Cajado.

    Em meio à divisão, o PP tem um consenso interno: a prioridade absoluta à recondução do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), para mais dois anos à frente da Casa. Aliado de Bolsonaro, Lira tem canal aberto com interlocutores de Lula e apoia a tramitação da PEC da Transição, prioridade no Congresso ao governo que ainda nem tomou posse. As sinalizações do presidente da Câmara o aproximaram do PT, onde lulistas dizem ser cada vez mais provável apoiar a reeleição do alagoano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.