Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

‘Ditador’, ‘criminoso’, ‘tirano’: a coletânea de ofensas de Musk a Moraes

Moraes determinou que, caso o X não apresente um representante, a rede social será derrubada

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 ago 2024, 07h13 - Publicado em 29 ago 2024, 21h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (COMBO) This combination of files pictures created on August 29, 2024 shows South African businessman Elon Musk arriving at the Tenth Breakthrough Prize Ceremony at the Academy Museum of Motion Pictures in Los Angeles, California, on April 13, 2024, and the Supreme Court’s Judge Alexandre de Moraes speaking during a session in Brasilia on June 18, 2024, to analyse charges against alleged silent partners in the murder of Rio de Janeiro councilwoman Marielle Franco. A Brazilian supreme court judge on August 28, 2024, ordered billionaire Elon Musk to appoint a new representative for his social network X within 24 hours, or else the platform will be suspended in the country. (Photo by ETIENNE LAURENT and EVARISTO SA / AFP)
    Elon Musk e Alexandre de Moraes  (Etienne Laurent/Evaristo Sa/AFP)

    Considerado o homem mais rico do mundo pela Forbes, Elon Musk partiu para cima de Alexandre de Moraes após o ministro do Supremo Tribunal Federal ordenar o bloqueio das contas bancárias da Starlink, empresa de internet via satélite do magnata sul-africano, no Brasil. Em decisão sob sigilo, Alexandre justifica a determinação como uma forma de cobrar multas aplicadas contra o X (antigo Twitter), que também pertence ao bilionário e decidiu abandonar o país desde uma ordem do STF para derrubar perfis na rede social sob pena de multa diária de 1 milhão de reais.

    Publicidade

    Moraes determinou que, caso o X não apresentasse um representante legal em 24 horas, a rede social seria derrubada no país. O prazo se encerrou às 20h07 desta quinta-feira, 29. Até as 21h25, a rede social segue funcionando no país, apesar de instabilidades detectadas ao longo do dia. Musk confirmou na rede social que não irá apresentar nenhum representante por receio de que o mesmo seja preso. Às 21h03, o magnata republicou uma nota da conta da Starlink, comunicando que a rede social deve ser retirada do ar no Brasil em breve, com o comentário “Alexandre de Moraes é um ditador do mal fantasiado de juiz”.

    Publicidade
    .
    Publicação de Elon Musk em sua rede social — (X/Reprodução)

    Foi justamente o X o campo de batalha escolhido por Musk para proferir diversos insultos contra Moraes.  Ele compartilhou uma publicação que noticia o bloqueio da Starlink com o comentário: “O tirano, Alexandre (marcando a conta do ministro no X), é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”. Em outra publicação ele responde a um usuário da rede social se Moraes está acima da lei. “Ele pensa que está”, disse Musk.

    .
    Reprodução da conta do X de Elon Musk — (X/Reprodução)

    Em outras publicações, Musk afirma que Moraes “é um absoluto criminoso do pior tipo que existe que se disfarça de juiz”. Em outro compartilhamento, o bilionário aproveitou para dizer que “esse ‘juiz’ tem repetidamente quebrado a lei que ele prometeu defender”. O empresário também disparou contra a imprensa brasileira e disse que a “mídia no Brasil é controlada pelo falso juiz ditador Alexandre. Eles sabem que ele os jogará na cadeia caso não o obedeçam”.

    Publicidade

    Musk também interagiu com publicações mais jocosas, como um vídeo em que o juiz se transforma no bruxo Voldemort, dos filmes do Harry Potter. Ou em uma publicação que afirma que Moraes é a mistura do vilão de Harry Potter com o Lord Sith, personagem maligno de Star Wars.

    .
    Musk faz piada com Alexandre de Moraes nas redes sociais — (X/Reprodução)

    Rastro físico do X no Brasil

    Em ação movida nesta segunda-feira pelo Google e pelo X para suspender a derrubada das redes do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), a empresa de Musk informou o endereço de um coworking na Avenida Faria Lima, centro financeiro de São Paulo. O escritório de advocacia que movimentou a representação foi procurado por meio da assessoria de imprensa e disse que não se manifestaria sobre o caso. A ação está em nome da X Brasil, que seria uma subsidiária da companhia estrangeira que mantém a rede social no ar.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.