As comemorações pela vitória da estudante de Psicologia Gleici Damasceno no Big Brother Brasil 18 foram além de famosos e de seu fã clube nas redes sociais. Ela, que é filiada e militante engajada do PT, teve uma foto das duas compartilhada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em sua conta oficial no Instagram.
Na legenda da imagem, Dilma comemorou a vitória de uma “menina acriana que é a cara do nosso povo e sempre esteve no lado certo da luta e da história”. “Parabéns à querida Gleici, jovem negra, periférica, militante dos direitos humanos e do movimento negro, atuante nas lutas da juventude por um futuro melhor, feminista, filiada ao Partido dos Trabalhadores”, escreveu a ex-presidente.
A relação de Gleici com o PT vai além da filiação e militância: ele é secretária municipal de Movimentos Sociais do partido em Rio Branco (AC) e ocupava um cargo público na Assessoria de Juventude do Governo do Acre, comandado pela legenda desde 1998. Se quiser, ela pode até ser candidata nas eleições de 2018.
A vitória da acriana também foi comemorada por outros petistas. Ex-presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (RS) emparelhou a foto de Gleici com Dilma ao lado de outra, dela com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a mensagem “Quando o direito ao voto é garantido, o PT ganha até no BBB“. A publicação foi replicada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
‘Lula livre’
Uma das primeiras coisas que ela soube ao deixar o programa foi a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Orientada sobre o grito de ordem, bradou “Lula livre”, lema dos que pedem a liberdade do petista. Ela venceu o programa derrotando o sírio Kaysar com 57% dos votos.
O vídeo dela com o grito de ordem foi compartilhado no perfil do senador Humberto Costa (PT-PE).