Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputados querem ação contra Silvinei Vasques por mentira na CPMI

Ex-diretor da PRF apresentou dados diferentes dos divulgados pelo Ministério da Justiça

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h40 - Publicado em 22 jun 2023, 13h05

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) pediram que a CPMI que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro apresente notícia-crime contra o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques por mentir em depoimento na terça-feira, 20.

Vasques, que foi diretor da PRF durante o governo de Jair Bolsonaro, disse à Comissão que Norte e Nordeste foram as regiões menos fiscalizadas pela instituição em 30 de outubro, dia do segundo turno das eleições de 2022. Os parlamentares afirmam que os dados apresentados pelo ex-diretor divergem dos divulgados pelo Ministério da Justiça, que mostram que a maioria dos ônibus parados pela polícia nesta data estava no Nordeste — região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mais votos.

De acordo com a pasta, a PRF tinha 290 pontos fixos de fiscalização no Nordeste no dia 30 de outubro de 2022, quantidade maior que a registrada no Sudeste (191), Sul (181), Centro-Oeste (153) e Norte (96). Segundo os deputados, a relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), aceitou o pedido para apresentar notícia-crime e vai incluir o fato no relatório final.

“Nós notamos que os dados não batem e que provavelmente ele tenha faltado com a verdade. É necessário que se investigue. Nós perdemos o flagrante, mas esperamos que agora se corram os trâmites necessários para que a gente mostre a seriedade dos trabalhos da CPMI e para que os convidados e convocados não venham até aqui e faltem com a verdade’, diz Erika Hilton.

“Aquilo que Silvinei Vasques disse está errado e o próprio documento do Ministério da Justiça, com base em dados da PRF, comprova isso. Fizemos a questão de ordem, a relatora acatou e vai enviar ao Ministério Público a notícia-crime”, completa Vieira.

Durante o depoimento, Vasques também afirmou que o Nordeste seria a região com maior quantidade de acidentes de trânsito em rodovias federais com vítimas, maior apreensão de armas de fogo e maior número de crimes eleitorais no ano passado. Porém, dados divulgados pela própria PRF e pelo Ministério da Justiça mostram que o Sudeste liderou em número de acidentes e o Norte registrou maior número de prisões relacionadas às eleições. Uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança aponta que o Sudeste teve mais apreensões de armas de fogo do que as outras regiões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.