Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: Marçal e Boulos estacionam, e Nunes oscila 3 pontos para cima

Primeiro levantamento do instituto após o início do horário eleitoral na TV confirma empate técnico triplo entre os candidatos à prefeitura de São Paulo

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Victoria Bechara Atualizado em 5 set 2024, 20h55 - Publicado em 5 set 2024, 16h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os candidatos à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB)
    Os candidatos à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) (Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Rovena Rosa/Agência Brasil/Antonio Milena/VEJA)

    Nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira, 5, mostrou que o candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, estacionou, assim como o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, enquanto o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), oscilou 3 pontos para cima.

    Publicidade

    De acordo com o levantamento, Boulos tem 23% (a mesma taxa da pesquisa divulgada em 22 de agosto), enquanto Marçal tem 22% (antes era 21%), mesmo percentual de Nunes (que tinha 19% no levantamento anterior). A deputada Tabata Amaral (PSB) tem 9% (era 8%) e ficou, pela primeira vez, à frente de José Luiz Datena, que tem 7%. Marina Helena (Novo) tem 3%, enquanto Bebeto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) têm 1% cada. Os votos brancos e nulos são 8%. Outros 4% não souberam responder.

    Publicidade

    A oscilação de Nunes, assim como a de Marçal e Tabata, estão dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais. O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores nos dias 3 e 4 de setembro.

    A pesquisa foi a primeira divulgada pelo instituto após o início do horário eleitoral no rádio e na TV, onde Nunes tem o maior percentual de tempo. Já Marçal não tem direito a aparições na propaganda política porque seu partido não atingiu os requisitos mínimos exigidos por lei. Os números também mostram que o coach pode mesmo ter atingido o teto de intenções de voto, como indicam pesquisas internas de campanhas adversárias e analistas. Na última rodada, divulgada há duas semanas, Marçal havia subido 7 pontos percentuais. Nos últimos dias, ele também ficou mais exposto após debates, sabatinas e reportagens que denunciaram rolos judiciais, incluindo uma condenação criminal por roubo, e associação de aliados com o PCC. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Pesquisa espontânea

    No levantamento espontâneo, em que o entrevistado não recebe previamente a lista de candidatos, Boulos foi de 17% para 19%, Marçal passou de 13% para 15% e Nunes oscilou de 7% para 10%. Tabata se manteve com 4%, enquanto Datena passou de 1% para 2%. Outros 4% disseram que vão votar no atual prefeito, sem citar seu nome. 

    Segundo turno

    A pesquisa mostra que Boulos e Nunes venceriam Marçal em um eventual segundo turno. O prefeito venceria por 53% a 31%. O candidato do PSOL venceria o coach por 45% a 39%. Já em um cenário com Nunes contra Boulos, os percentuais seriam de 49% e 37%.

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.