Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: Lula tem aprovação estável, mas reprovação sobe para 31%

Avaliação do governo como 'ruim ou péssimo' cresceu no limite da margem de erro; aprovação ainda é maior que a de Bolsonaro no mesmo período

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h09 - Publicado em 14 set 2023, 20h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo Luiz Inácio Lula da Silva vive momento de alta no índice de reprovação, enquanto a aprovação segue estável, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 14. A comparação é com a última edição da sondagem, feita em junho.

    Publicidade

    Segundo o levantamento atual, 38% dos brasileiros consideram o governo Lula 3 “bom ou ótimo” — contra 37% na última rodada –, enquanto 30% o classificam como “regular” — ante 33% da última edição. Somam 31% os que avaliam a atual gestão como “ruim ou péssima” — na rodada de junho, a porcentagem era de apenas 27%.

    Publicidade

    O índice, que mede a reprovação do presidente, portanto, cresceu no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos — o que o instituto não considera estabilidade.

    Ao todo, 2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa ouviu 2.016 pessoas em 139 cidades brasileiras entre terça, 12, e quarta-feira, 13.

    Publicidade

    O Datafolha divulgado nesta quinta-feira, 14, também questionou a expectativa da população em relação ao futuro do governo Lula. Segundo a sondagem, a opinião dos brasileiros é que Lula fará um governo: “ótimo ou bom” (43%), “ruim ou péssimo” (28%) e “regular” (26%). Ao todo, 2% não souberam ou não quiseram opinar.

    Continua após a publicidade

    Bolsonaro

    Os índices de aprovação de Lula mostram um cenário melhor do que aquele vivido no mesmo período de governo pelo então presidente Jair Bolsonaro, em setembro de 2019.

    Publicidade

    À época, Bolsonaro contava com 29% de aprovação, 38% de reprovação e era avaliado como regular por 30% da população.

    O Datafolha também comparou a reprovação de Lula com os índices do mesmo período do governo de presidentes passados. Dilma Rousseff (PT), em 2010, tinha 11% de reprovação, enquanto Lula no primeiro mandato, em 2003, tinha 10%. Já Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1995, também em seu primeiro ano de mandato, tinha 15% de reprovação.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.