Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: Boulos tem 32% na disputa pela prefeitura de SP; Nunes tem 24%

Primeiro levantamento do instituto para 2024 mostra Tabata Amaral e Kim Kataguiri tecnicamente empatados em terceiro lugar

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 22h26 - Publicado em 31 ago 2023, 17h17

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) está na frente da disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 32% das intenções de voto, segundo a primeira pesquisa Datafolha sobre as eleições municipais de 2024, divulgada nesta quinta-feira, 31. O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), pré-candidato à reeleição, aparece em segundo lugar, com 24%.

O levantamento também mostra os deputados Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União Brasil) tecnicamente empatados, com 11% e 8%, respectivamente. O ex-deputado Vinicius Poit (Novo), candidato ao governo de São Paulo no pleito de 2022, aparece em quinto lugar, com 2%. Os entrevistados que declararam voto nulo ou branco são 18%, enquanto os que dizem não saber responder são 5%.

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor não recebe a lista de pré-candidatos previamente, Boulos também lidera, com 8% das intenções de voto, seguido por Nunes, com 4%, e Kim, com 1%. Outros 2% indicam voto “no atual prefeito”, mas sem citar seu nome. Pelo menos 72% afirmaram não ter candidato e 7% indicam que vão anular ou votar em branco.

Liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Boulos disputou a eleição para a prefeitura da capital paulista nas eleições de 2020, mas foi derrotado por Bruno Covas (PSDB). Em 2022, ele foi o mais votado do estado para assumir uma vaga na Câmara dos Deputados. Já Nunes assumiu a administração do município após a morte do ex-prefeito tucano, em maio de 2021, e agora disputa a reeleição.

Continua após a publicidade

O Datafolha também avaliou o nível de conhecimento dos paulistas sobre os pré-candidatos. Pelo menos 31% disseram conhecer Boulos muito bem, 22% conhecem pouco, 27% só ouviram falar, enquanto 20% dizem não conhecê-lo. Nunes é bem conhecido por 24% dos entrevistados, 26% declararam conhecer pouco, 29% só ouviram falar e outros 21% dizem não conhecer o prefeito.

O instituto ouviu 1.092 eleitores na capital paulista na terça, 29, e na quarta-feira, 30. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou menos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.