Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Cúpula da Amazônia: Lula defende proteção ambiental e geração de empregos

Em discurso na abertura do evento, em Belém, presidente também defendeu integração dos países da região, inclusão social e combate ao crime

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 22h57 - Publicado em 8 ago 2023, 11h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a conciliação entre a proteção ambiental e o desenvolvimento econômico no seu discurso de abertura da Cúpula da Amazônia, nesta terça-feira, 8, em Belém.

    “Primeiro, vamos discutir e promover uma nova visão de desenvolvimento sustentável e inclusivo na região, combinando a proteção ambiental com a geração de empregos dignos e a defesa dos direitos de quem vive na Amazônia”, declarou. “Precisaremos conciliar a proteção ambiental com a inclusão social, o fomento à ciência, tecnologia e inovação, o estímulo à economia local, o combate ao crime internacional e a valorização dos povos indígenas e comunidades tradicionais e seus conhecimentos ancestrais”, completou.

    Em seu pronunciamento, Lula também destacou a urgência de retomar e fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA). A última vez que os países signatários haviam se reunido foi em 2009, em Manaus. “Há quatorze anos que não nos reuníamos. É a primeira vez que o fazemos aqui no Pará e a primeira vez num contexto de severo agravamento da crise climática. Nunca foi tão urgente retomar e ampliar essa cooperação. Os desafios da nossa era e as oportunidades que surgem demandam ação conjunta”, declarou.

    Além do presidente, discursam na abertura do evento o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e a secretária-geral da OTCA, María Alexandra Moreira López, além de lideranças da sociedade civil. Mais tarde, representantes de outros países da Amazônia, como Bolívia, Colômbia, Peru e Guiana, também farão suas considerações.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.