Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Com Filipe Barros fora da corrida, Londrina tem empate triplo na liderança

Segunda maior cidade do Paraná tem duelo acirrado entre pedetista e candidatos apoiados pelo governador Ratinho Jr e o atual prefeito

Por Da Redação Atualizado em 12 jun 2024, 13h45 - Publicado em 12 jun 2024, 11h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após a saída do deputado federal Filipe Barros (PL-PR), aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, da corrida eleitoral pela prefeitura de Londrina, a segunda maior cidade do Paraná vive hoje um empate técnico no primeiro lugar entre os três principais candidatos ao Executivo municipal. É o que indica um levantamento divulgado nesta quarta-feira, 12, pelo instituto Paraná Pesquisas.

    Segundo a pesquisa, a acirrada disputa pela prefeitura londrinense é travada entre o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que tem 21,9% das intenções de voto; o ex-deputado federal e ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), com 16,8%; e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal (PP), com 15,0%.

    Dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os três nomes estão tecnicamente empatados na liderança — apesar da preferência do eleitorado bastante fragmentada, o cenário ainda é menos difuso do que o divulgado pelo Paraná Pesquisas em maio, que apontava um empate entre nada menos que seis pré-candidatos na primeira posição.

    Em seguida na pesquisa, tecnicamente empatados com Maria Tereza, vêm o coronel da PM Nelson Villa (PSDB) e o deputado estadual Tercílio Turini (MDB), ambos com 13,5% das intenções de voto. Na sequência estão o deputado federal Diego Garcia (Republicanos), com 3,3%, e a historiadora Isabel Diniz (PT), com 1,8%.

    ‘Dobradinha’ entre Bolsonaro e Ratinho Júnior

    Em números absolutos (fora da margem de erro), o nome que aparecia na liderança no mês passado era o de Filipe Barros, atual líder da oposição na Câmara dos Deputados. No entanto, após um acordo com o PSD, o bolsonarista saiu da disputa para apoiar Tiago Amaral,  candidato do governador do Paraná, Ratinho Júnior. O PL indicará um vice para a chapa.

    Continua após a publicidade

    Barbosa Neto, por sua vez, manteve virtualmente a mesma proporção das intenções de voto (16,8%) que somava na pesquisa anterior. Em maio, o ex-prefeito foi vítima do vazamento de um vídeo íntimo nas redes sociais — a VEJA, o pedetista afirmou que a divulgação foi uma tática suja de campanha e “uma cortina de fumaça” por parte da oposição.

    Já a secretária de Educação, Maria Tereza, é a sucessora escolhida pelo atual prefeito Marcelo Belinati (PP), que está em segundo mandato e não pode disputar a reeleição. O centrista nomeou a colega partidária ao seu gabinete em 2017, ainda durante sua primeira gestão à frente de Londrina — antes disso, Maria Tereza ocupava o mesmo cargo em Ourinhos, no interior de São Paulo, e chegou a concorrer pelo PSDB, em 2016, como vice-prefeita do município paulista na chapa do colega tucano Toshio Misato.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Londrina, entre os dias 6 e 11 de junho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.