Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ciclone no RS: rio Guaíba transborda e chega ao nível mais alto desde 1941

Porto Alegre tem desabrigados e, de acordo com a prefeitura, trechos de pontos turísticos como a Orla do Guaíba e o Cais Mauá foram invadidos pela água

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 20h54 - Publicado em 27 set 2023, 19h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ciclone extratropical que passa pela costa do Rio Grande do Sul tem causado estragos no estado, com fortes chuvas e rajadas de vento. Em Porto Alegre, o nível do rio Guaíba transbordou e atingiu 3,17 metros no início da tarde desta quarta-feira, 27, segundo a Defesa Civil. Nem mesmo as comportas do sistema de proteção contra enchentes, fechadas pela prefeitura na noite de terça-feira, 26, foram capazes de conter a inundação — o nível “máximo” do rio antes de transbordar é de 3 metros. O sistema deverá permanecer acionado até, ao menos, esta quinta-feira, 28.

    Equipes da Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) chegaram a colocar 190 toneladas de sacos de areia para reforçar a contenção de água nos portões e, segundo a autarquia, a situação já era de “estabilidade” por volta das 17h desta quarta-feira. Até o horário, a orla permanecia interditada nos trechos 1 e 3.

    Este é o nível mais alto do Guaíba desde 1941, quando a capital gaúcha passou por uma enchente que elevou a água a 4,75 metros. De acordo com a prefeitura, trechos de pontos turísticos como a Orla do Guaíba e o Cais Mauá foram invadidos pela água. Por volta das 7h, a Defesa Civil já havia emitido um alerta para a inundação — o aviso vale por 24 horas.

    Continua após a publicidade

    “Esperamos que a partir de amanhã a gente tenha dias melhores. Porque não é porque hoje está chovendo mais. É porque as águas represadas e a quantidade de água que tem chegado dos quatro rios é que deu essa condição de subida do Guaíba”, declarou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).

    Continua após a publicidade

    Até agora, a área mais afetada no entorno de Porto Alegre tem sido a região das Ilhas, onde os quatro braços do rio Jacuí desembocam no Guaíba. Segundo a prefeitura, cerca de 180 pessoas estão abrigadas em quatro espaços provisórios, entre eles o Ginásio do Demhab — que está na capacidade máxima — e a Escola Municipal Antônio Giudice.

    Para dúvidas ou emergências, a população deve ligar:

    Continua após a publicidade

    Ciclone

    Nesta quarta-feira, 27, o ciclone extratropical que se formou sobre o Rio Grande do Sul deverá se deslocar para o alto-mar, formando uma frente fria e temporais entre Santa Catarina e São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Rajadas de vento podem seguir acima dos 70 km/h na região metropolitana e litoral, mas o volume de chuva esperado deverá reduzir.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.