Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ceará: candidato que PT rejeita é quem mais pode manter o partido no poder

Levantamento Genial/Quaest mostra que apenas um nome da coalização entre petistas e o PDT é competitivo contra Capitão Wagner (União Brasil)

Por Redação Atualizado em 7 jul 2022, 07h10 - Publicado em 7 jul 2022, 07h00

A coalizão PT-PDT que governa o Ceará há quatro mandatos consecutivos tem vários nomes tentando ser o candidato da frente ao governo do estado na eleição deste ano, mas só um é realmente competitivo contra o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), principal adversário do grupo: o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT).

Segundo pesquisa Genial/Qiuaest feita entre os dias 27 de junho e 1º de julho, Cláudio tem 40% das intenções de voto e empata tecnicamente com Wagner, que tem 44% — a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cláudio tem a objeção de uma parte expressiva do PT, em razão dos enfrentamentos que tiveram nas disputas eleitorais pela Prefeitura de Fortaleza em 2016 e 2020, ambas vencidas pelo pedetista. Para piorar, ele é o candidato preferido do ex-governador Ciro Gomes (PDT), que nacionalmente também vem se estranhando com o petismo.

Para manter a coalizão no Ceará, os petistas preferem que o nome da frente seja a governadora Izolda Cela (PDT), que era vice e assumiu o cargo após a renúncia do titular, Camilo Santana (PT), que irá disputar o Senado – o petista faz campanha aberta por sua sucessora. Izolda, no entanto, tem apenas 30% contra 52% de Capitão Wagner.

Outros dois pré-candidatos à vaga do PDT têm desempenho ainda pior que o de Izolda. O deputado federal Mauro Benevides Filho teria 23% das intenções de voto contra 55% de Wagner, enquanto o deputado estadual Evandro Leitão teria 17% contra 59%.

Continua após a publicidade

No meio do impasse sobre quem será o nome da frente, o PT já ameaça publicamente romper a aliança e lançar um candidato próprio. O ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB) também sonha em ser candidato ao governo com o apoio dos petistas, principalmente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é aliado.

A pesquisa da Quaest foi feita por meio de entrevistas presenciais com 1.500 eleitores do estado e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº CE 05334/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.