O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que cumpre um mandato-tampão até dezembro, cresceu mais de oito pontos em relação ao levantamento feito há um mês e agora está empatado com o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD), na disputa pelo comando do estado, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 4 e 8 de junho e divulgado nesta quinta-feira, 9.
De acordo com a pesquisa, Dantas, que é apoiado pelo senador Renan Calheiros e pelo ex-governador Renan Filho, ambos do MDB, subiu de 17,0% para 25,6%, enquanto Cunha tem 26,9% (tinha 28,6% há um mês) e Palmeira tem 24,2% (tinha 22,9%). A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dantas, que era deputado estadual, foi eleito governador no dia 15 de maio em uma votação indireta na Assembleia Legislativa, depois que Renan Filho deixou o governo para disputar o Senado — o estado não tinha vice-governador desde 2020, quando Luciano Barbosa, que ocupava o cargo, foi eleito prefeito de Arapiraca.
Cunha é apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que trava com o clã Calheiros uma disputa tumultuada pelo governo local, com trocas públicas de acusações, e que deverá se refletir na disputa pelo poder no Congresso em 2023.
Entre os entrevistados, 15,0% disseram que iriam votar em nenhum, em branco ou anular o voto e 8,3% não sabem ou não responderam.
A pesquisa foi feita com 1.510 eleitores em 35 municípios, por meio de entrevistas pessoais e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº º AL-04485/2022.