Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Câmara de Porto Alegre cria ‘Dia do Patriota’ em 8 de Janeiro

A data é a mesma do quebra-quebra golpista em Brasília; autor do projeto é do PL de Bolsonaro

Por Bruno Caniato Atualizado em 13 Maio 2024, 22h33 - Publicado em 25 ago 2023, 17h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A partir de 2024, a cidade de Porto Alegre celebrará o “Dia Municipal do Patriota” em 8 de janeiro — data em que ocorreram, no início deste ano, o movimento de inspiração golpista que depredou os prédios dos Três Poderes, em Brasília, motivado pela derrota eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta foi promulgada em 7 de agosto pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier, do PTB, partido que tem como presidente de honra o ex-deputado federal Roberto Jefferson, notório apoiador de Bolsonaro e preso desde outubro após atirar com fuzis e granadas contra agentes da Polícia Federal durante uma operação em sua casa.

    O autor da proposta é o vereador Alexandre Bobadra, do PL de Bolsonaro, que teve o mandato cassado no último 15 de agosto pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A ação foi movida em 2020 por integrantes do PSL (hoje União Brasil), sigla da qual Bobadra era presidente municipal, que o acusaram de concentrar recursos do fundo eleitoral e tempo de TV e rádio em sua candidatura à Câmara. Mesmo afastado do cargo, o vereador pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a cassação.

    No texto que propõe o “Dia do Patriota”, não há justificativa explícita para escolher a data de 8 de janeiro para a efeméride. No mês passado, os vereadores da capital gaúcha aprovaram a concessão do Troféu da Câmara de Porto Alegre a Jair Bolsonaro, outro projeto de Bobadra, que justificou a proposta classificando o ex-mandatário como “o melhor presidente da História” e “um ser humano fantástico”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.