Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaristas conseguem assinaturas e protocolam CPI contra STF e TSE

Pedido de investigação pretende apurar suposta censura de autoridades dos tribunais; solicitação deverá ser apreciada por Arthur Lira

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 nov 2022, 19h36 - Publicado em 24 nov 2022, 13h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • marcel
    O deputado Marcel van Hatten (Novo-RS) (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

    O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) anunciou que foi protocolada nesta quinta-feira, 24, a solicitação de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar suposto abuso de autoridade por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O requerimento deverá ser apreciado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

    Segundo o parlamentar, até o início desta tarde já eram 178 assinaturas coletadas — o mínimo necessário era de 171. A maioria das ratificações veio de parlamentares do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, além de representantes do Novo, PP, União Brasil, Republicanos, PTB, MDB, Patriota, PSDB, PSD, e PROS, PSC, Podemos, Patriota e Cidadania, de 19 unidades da Federação.

    “Tem a finalidade de investigar a violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade por membros do STF e TSE nos casos descritos”, destacou Van Hattem na leitura do requerimento. O deputado apoiou Bolsonaro no segundo turno da eleição presidencial.

    No documento, o parlamentar cita algumas situações que supostamente configurariam abuso de autoridade: os mandados de busca e apreensão contra empresários que defenderam golpe militar, o bloqueio de 43 contas de empresas e pessoas físicas suspeitas de financiarem atos antidemocráticos após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial e o bloqueio às redes sociais de parlamentares, além de decisões contra a produtora bolsonarista Brasil Paralelo e a TV Jovem Pan.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.