Barroso nega tensão entre Poderes e mundo se despede de Pepe Mujica
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse nesta terça-feira, 13, que não existe crise institucional entre os poderes no Brasil, e que o país é um “case de sucesso” na relação entre os Três Poderes. Ao lado de outras autoridades da cena política brasileira, ele participa do Fórum Brazil Insights, de VEJA, em Nova Iorque. Nesse mesmo evento, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu que o país “equilibre as contas públicas” para conseguir se desenvolver.
O Senado teve um dia movimentado nesta terça-feira com o depoimento da influenciadora Virginia Fonseca à CPI das Bets. Mesmo com uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, para ficar em silêncio sobre tudo o que pudesse incriminá-la, a influenciadora respondeu aos questionamentos que recebeu sobre as propagandas que fez para casas de apostas. Porém, quando foi questionada sobre o maior valor já recebido por uma bet, preferiu ficar em silêncio. A CPI mira outros influenciadores – Rico Melquíades, vencedor da A Fazenda, deve ir amanhã, mas também conseguiu o benefício de ficar em silêncio.
O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, faleceu nesta tarde, aos 89 anos. Importante líder de esquerda na América Latina, ele enfrentava um câncer de esôfago já em estado terminal e também possuía uma doença autoimune. Desde janeiro, Mujica estava em cuidados paliativos, mas se manteve lúcido até o fim dos seus dias. Em uma das suas últimas mensagens gravadas em vida, Mujica disse que o ciclo de sua vida havia acabado, mas que suas ideias continuarão a ser reproduzidas nas bandeiras que ele defendeu.