Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bancada ruralista se solidariza com o RS, mas não cita crise climática

Levantamento feito pelo instituto Democracia em Xeque detalha postagens de parlamentares nas redes

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 15h55 - Publicado em 10 Maio 2024, 14h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Frente Parlamentar Agropecuária discute tragédia no RS
    Frente Parlamentar Agropecuária discute tragédia no RS (Frente Parlamentar Agropecuária/Divulgação)

    Parlamentares da bancada ruralista fizeram diversas postagens de solidariedade ao Rio Grande do Sul nesta semana, mas ignoraram a influência da crise climática como um dos fatores determinantes da tragédia.

    Um levantamento feito pelo instituto Democracia em Xeque mostra que as poucas menções aos fatores ambientais encontradas nas postagens são em tons irônicos e negacionistas. Não há declarações sobre a necessidade da adoção de medidas de preservação e prevenção a desastres.

    O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), fez três postagens sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, uma delas em parceria com o grupo, solidarizando-se “com todos os brasileiros impactados pelas enchentes” no estado. A nota, porém, não cita a crise ambiental.

    O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), presidente da Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, é um dos que mais falaram sobre o tema nas redes sociais, mas também não defendeu o enfrentamento às mudanças climáticas.

    Já o deputado José Medeiros (PL-MT) criticou uma entrevista da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmando que ela “mente descaradamente sobre índices de desmatamento”.

    Continua após a publicidade

    O instituto também monitorou as postagens dos deputados Maurício Marcon (Podemos), Sanderson (PL), Lucas Redecker (PSDB), Any Ortiz (Cidadania) e dos senadores Luiz Carlos Heinze (PP) e Hamilton Mourão (Republicanos), todos gaúchos e membros da bancada ruralista: nenhum deles mencionou a crise climática em seus perfis nas redes sociais.

    Medidas

    Apesar do negacionismo sobre a crise climática, a Frente Parlamentar da Agropecuária propôs medidas para ajudar na reconstrução do estado, incluindo mudanças no seguro rural, condições especiais para o pagamento de dívidas e apoio financeiro aos comerciantes afetados.

    Um documento com as sugestões da bancada foi encaminhado aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).

    Comissão de Meio Ambiente

    O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Rafael Prudente (MDB-DF), fez uma única postagem sobre o Rio Grande do Sul, em que orienta sobre como doar para o estado. O parlamentar, no entanto, também ficou em silêncio sobre a crise ambiental.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.